Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada no CESMAC

Etapa foi classificatória para a nacional que acontece em outubro, em Porto Alegre/RS

02/09/2019 às 10h20

O Campus IV do Centro Universitário CESMAC sediou no último sábado, 31, a etapa regional da Olímpiada Brasileira de Robótica. O evento contou com a participação de mais de 300 competidores, divididos em mais de 120 equipes de escolas públicas e particulares de todo o Estado de Alagoas.
Os competidores são divididos em três níveis, sendo o nível 0 com participação apenas na etapa regional. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 se classificam para a Etapa Nacional. E o nível 2 pode se classificar até a etapa internacional. Vale lembrar que toda competição é regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR.
Falando da competição, os robôs de cada equipe com no mínimo 2 e no máximo 4 participantes, não podem ter nenhum tipo de interferência humana. Na simulação, as máquinas deveriam seguir um trajeto para resgatar sobreviventes de uma tragédia humana, o robô que tivesse mais pontuação, se tornaria o vencedor.
Como coordenador do evento, o professor Mozart Melo, afirma que é muito gratificante para a Instituição sediar um evento dessa magnitude, “ficamos satisfeitos quando vemos que a Robótica está totalmente inserida nas escolas, seja ela pública ou particular. É com imenso prazer que estamos recebendo uma grande quantidade de competidores de todo o estado”, disse o docente que coordena o Núcleo de Robótica do CESMAC.

Os vencedores do nível 0 e nível 2 foram da Escola Sesi Senai e do nível 1, da Escola Cristo Rei de Palmeira dos Índios. Eles irão representar Alagoas na etapa nacional da OBR em outubro no Rio Grande do Sul/RS.
A equipe de juízes do evento foi formada por estudantes de diversos cursos de graduação da IES. Previamente, a organização reuniu todos eles para definir questões envolvendo critérios de avaliação, atendendo ao que define o manual de regras da OBR nas devidas categorias, incluindo regas, postura de árbitro, pontuação e todas as responsabilidades.