Exposição de banners aborda relação dos metais com a profissão de farmacêutico e o meio ambiente

Atividades encerraram o VII Expoquímica

17/04/2019 às 08h52

A química na atuação do profissional farmacêutico foi o tema central da exposição de banners que ocorreu nesta terça-feira, 16, nos corredores do Campus I do CESMAC. A programação fez parte do projeto integrador Expoquímica, que nesta edição abordou a relação dos metais com o meio ambiente e a área de saúde.
Para realização das atividades, o corpo docente incentiva o aluno a pesquisar, a entender sobre interdisciplinaridade e a refletir de forma crítica na construção do conhecimento. Além disso, a relação entre aluno-professor é fortalecida pela produção intelectual por meio da criação artística e do desenvolvimento da cidadania.
A estudante Jonliana Teixeira Machado está no 4º período do curso de Farmácia e diz que o evento incita o trabalho em equipe e permite a relação entre a teoria e a prática. “A oportunidade de interagir com os professores e com os outros períodos do curso é muito importante para nós, tendo em vista que o trabalho em equipe auxilia no processo de aprendizagem” afirmou a discente. Questionada sobre a química, Jonliana afirma que o profissional de farmácia precisa se familiarizar com o tema e entender que o farmacêutico e a ciência andam lado a lado “é a base do curso, se o aluno não se dedicar durante a graduação, provavelmente não será um profissional qualificado”.
Com uma visão primária do evento e do ambiente acadêmico, a estudante do 1º período, Rayssa Correia Sales, afirma que apesar da química não ser o assunto preferido na formação do segundo grau, a expoquímica está permitindo que ela mergulhe no conteúdo da disciplina. “É a minha primeira grande experiência como acadêmica do curso e está sendo uma ótima oportunidade de aprender em detalhes alguns experimentos químicos que certamente irão me acompanhar durante toda a graduação”. O pai de Rayssa é farmacêutico e bioquímico, por isso ela conta que a influência pela área de farmácia veio dele, “tive um suporte do meu pai no início e agora, dentro do ambiente acadêmico, tenho o apoio e a tutela de todo o corpo docente do CESMAC”.
Os trabalhos expostos no formato de banner que abordaram alguns dos metais mais conhecidos no meio ambiente e como cada um pode influenciar na saúde dos seres humanos, foram avaliados pelo corpo docente do curso de Farmácia.