Alunas de Arquitetura e Urbanismo apresentam trabalho em evento nacional

Projeto de Extensão "Cesmac Acessível" está sendo apresentado hoje, 25.

25/10/2017 às 12h45

O Projeto "Cesmac Acessível" está sendo apresentado hoje, 25, no Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (SIMGEURB- 2017) pelas estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac Priscila Tenório Toledo Peixoto e Nina Rosa Honorato Pereira. O evento acontece até o dia 27 em São Carlos, São Paulo.
O Projeto de Extensão foi desenvolvido pelas professoras Emanuela Montoni e Vanessa Gonçalves. Também participam do estudo as estudantes: Anna Elaine Ertolo dos santos, Gabriella de Carvalho Austrelino, Priscilla Maria Viana de Lima, Thereza Rachel Ferreira Almeida e Sara Santos da Silva.
O projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as condições de acesso das pessoas ao redor da universidade no município de Maceió, para diagnosticar a real situação das condições de inclusão de pessoas com deficiência nas proximidades Cesmac.
O diagnóstico foi construído sob três perspectivas: a opinião de alunos com apresentação de alguma deficiência, dos gestores e professores sobre acessibilidade do local de trabalho e dos moradores nas comunidades vizinhas. A discussão e reflexão permeou em torno da acessibilidade e da interdição colocada no âmbito social, além de como se apresenta os investimentos sociais na construção de políticas públicas e educacionais que preservem o espaço democrático e de cidadania.
A temática reforça os debates sobre a busca pela sustentabilidade em um mundo cada vez mais urbanizado coloca as cidades no centro, tanto das preocupações, quanto das soluções dos problemas relacionados aos transportes, à mobilidade, ao saneamento, à habitação, dentre outros temas ligados à engenharia urbana. O tema do evento é: "Cidades e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030".