Exposição “Ivone dos Santos: Caminhos da Memória. Poesia e Acervo”

Abertura amanhã, 13, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes.

12/12/2017 às 09h36

A exposição “Ivone dos Santos: Caminhos da Memória. Poesia e Acervo” tem como objetivo homenagear uma das mais notórias figuras do jornalismo alagoano. Diante de um cenário dominado pelo gênero masculino, Ivone dos Santos se tornou um ícone do emponderamento feminino ao se tornar a primeira telejornalista alagoana, trabalhando por anos como apresentadora na TV Gazeta. Incansável e brilhante, a jornalista também desenvolveu uma trajetória no campo da poesia, onde ganha destaque seu livro “Pedaços”, lançado em 1984, pela editora SERGASA.
Em seus escritos, torna-se patente a personalidade vibrante, crítica e amorosa de Ivone dos Santos. Tendo trabalhado em diversos órgãos públicos, também fez parte da Mesa Administrativa da Santa Casa de Maceió, onde mais uma vez seu caráter, ética e senso de responsabilidade sistemáticos a elevaram em uma personalidade ao mesmo tempo respeitada e querida.
Nesta exposição, a Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes percorrerá os caminhos da memória de Ivone dos Santos. Com uma proposta curatorial de caráter múltiplo, a exposição se deterá sobre três rumos da trajetória da jornalista: sua poesia, seu amor pelas artes através da exibição do seu acervo de obras de arte e um documentário realizado a partir de narrativas de pessoas que faziam parte do círculo profissional e pessoal da mesma.
Sob curadoria da arquiteta e professora Caroline Gusmão, a exposição terá seu vernissage amanhã, 13, a partir das 17h, e poderá ser visitada até o dia 28 de fevereiro. Certamente, este evento é um marco na história do jornalismo alagoano, pois celebra a memória de uma de suas mais brilhantes e resilientes personagens.
SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição “Ivone dos Santos: Caminhos da Memória. Poesia e Acervo”.
Quando: Abertura – 13.12.2017 (quarta-feira)
Hora: 17h
Local: Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes (Rua Cônego Machado, Farol, S/N. Anexo Campus II – Prédio do Curso de Arquitetura do Cesmac).
Visitação:
Dezembro de 2017: de segunda a quinta, das 13h às 17h e sexta, das 13h às 16h, até 21 de dezembro de 2017.
Visitação após o recesso de final de ano:
29 de janeiro a 28 de fevereiro
(de segunda a quinta, das 13h às 17h e sexta, das 13h às 16h).
Informações: 3215 5094
Curadoria: Carol Gusmão (9 9127 5696)