Projeto de extensão Focinhos Terapeutas vai ao Hospital Cliom

Cães interagem com pacientes no Cliom

15/05/2017 às 13h41

No dia 11 de maio de 2017 o projeto de extensão Focinhos Terapeutas realizou a primeira ação de visita a pacientes oncológicos no Estado de Alagoas. O projeto é vinculado ao curso de Educação Física, mas conta também com a participação dos alunos de Medicina. A proposta para este ano é implementar o atendimento das Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) em hospitais. O Hospital de atendimento oncológico Cliom se interessou pelo projeto e em comum acordo com os integrantes, a organização foi dividida em três fases:
1) Na primeira fase (no mês de abril) uma palestra foi proferida pela equipe, encabeçada pela professora Maja Kraguljac, explicando os possíveis benefícios das IAAs em hospitais. A palestra contou com a participação de todos os alunos, equipe do hospital e alguns cães terapeutas. 2) Na segunda fase, que ocorreu nesta dia 11/05, o projeto foi apresentado às pacientes, por meio de uma roda de conversa sobre os possíveis benefícios e atividades a serem desenvolvidas. Como uma surpresa para o dia das mães, cães terapeutas trouxeram flores de origami, feitas pelos alunos participantes, com frases às mães, na mochila de trabalho. 3) A partir do mês que vem, planeja-se a implantação oficial do projeto no hospital, inicialmente com visitas mensais e depois quinzenais.