Fisioterapia do CESMAC celebra 50 anos de regulamentação da profissão

Em dois dias, diversas atividades foram realizadas no Campus I da Instituição

21/10/2019 às 17h35

A profissão de Fisioterapeuta completou no último dia 13, 50 anos de regulamentação. E para celebrar esta marca, a graduação em Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC realizou nos dias 17 e 18 do mês corrente, no Campus I, uma série de atividades que contou com a participação de todo corpo docente e discente do curso.

Até 2018, a coordenação do curso tratava o evento como a Semana do Fisioterapeuta. Este ano, ele passou a se chamar como II Simpósio de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação englobando a VIII expofisio, o V Encontro de Egressos, além da exposição de trabalhos acadêmicos sobre as atividades do curso.
A coordenadora do curso, Profa. Renata Soutinho, enfatiza que o Simpósio consegue reunir todos os atributos que a fisioterapia do CESMAC oferece, “além de mobilizar toda comunidade acadêmica do nosso curso, trabalhamos todos os setores a exemplo das ligas acadêmicas, da monitoria, do centro acadêmico e internacionalização. É sempre importante ver o nosso aluno engajado e participante de eventos como este”, afirmou a docente.

Sobre as atividades, a expofisio apresentou, em formatos de banners e em apresentações orais, trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas ligas acadêmicas, atlética, monitoria e extensão. As palestras abordaram temas ligados à inovação a exemplo da eletroestimulação do corpo inteiro e humanização na UTI neonatal. Os trabalhos acadêmicos apresentados também em formato de banners, foram selecionados pelo corpo docente para eleição dos três melhores. Dos 70 trabalhos inscritos, 10 foram selecionados para apresentação oral.
Para fechar a programação, o V Encontro de Egressos reuniu 3 profissionais, formados na Instituição em diferentes turmas, para trazer suas experiências profissionais. Damyeska da Silva é instrutora de Pilates para gestantes e fisioterapeuta obstétrica. Talita Bastos Araújo é especialista na área de neurologia. E o fisioterapeuta Henrique Cerqueira falou sobre sua área de atuação que é a traumatortopedia. Após a mesa-redonda com os profissionais, aconteceram uma roda de conversa com acadêmicos do curso falando sobre experiências exitosas no curso e a premiação para os três melhores trabalhos.
Além do jubileu de ouro da profissão comemorado em 2019, o curso de fisioterapia do CESMAC completou 19 anos desde a sua fundação.