GEPE Fisioterapia promove atividades do ambulatório de prevenção ao risco de quedas para idosos

Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento, coordenado pelo Profº Me. Felipe Rebelo

10/04/2019 às 13h16

O atendimento acontece no ambulatório de prevenção de risco de quedas é uma atividade extensionista vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento - GEPE, coordenado pelo Profº Me. Felipe Rebelo.
O objetivo é promover e otimizar o controle postural e o equilíbrio de idosos, reduzindo o risco de quedas. Trata-se de uma proposta de promoção e educação em saúde, onde idosos, além de participarem dos treinos de equilíbrio, recebem informações sobre como evitar o evento de quedas em seu dia a dia.
Os atendimentos acontecem todas as terças-feiras, a partir das 13h, na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC. O trabalho inclui para os idosos: treinamento funcional em terapia de grupo, envolvendo exercícios de equilíbrio, com estímulos cognitivos com atividades de dupla tarefa, treino proprioceptivo e vestibular.
De acordo com o Profº Me. Felipe Rebelo, “o trabalho é feito utilizando as três perspectivas das vias de controle postural, ajuste postural e ainda promoção e educação da saúde no que se refere à prevenção de quedas na residência, na rua e até a como adaptar o ambiente”, explicou.