Durante os dias 24 e 25 de maio aconteceu o 1º Simpósio de Urgência e Emergência, promovido pelos graduandos do 8º período do curso de Enfermagem. O evento faz parte do cronograma de atividades da disciplina de 'Suporte básico e avançado de vida'.
O Simpósio contou com uma programação vasta dentro da área de urgência e emergência, apresentação oral de trabalhos, como também com palestrantes renomados, como o Enfermeiro Wbiratan Souza (egresso do Cesmac e coordenador da assessoria técnica do COREN-AL), que falou sobre os aspectos éticos da enfermagem. A enfermeira Ana Xênia palestrou sobre o atendimento no transporte aeromédico, como sistema logístico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A programação foi feita juntamente com as professoras da disciplina, Ma. Ana Cecília, Carla Gouveia, Piedade Maciel e a mais recém chegada ao time de graduação do Centro Universitário Cesmac, enfermeira Ma. Beatriz Santana , que é coordenadora de Enfermagem do SAMU.
''O simpósio de Urgência e Emergência promovido pela disciplina de SBAV do CESMAC, desenvolve união e disciplina, além de estimular o fazer com competência em uma área em que segundos valem uma vida'', falou a Professora Ma. Carla Gouveia.
''Nosso simpósio foi pensado nos detalhes, desde a infraestrutura local aos palestrantes, que graciosamente foram parte muito significativa ao honrar o convite. Pensamos numa programação que abordasse desde os aspectos legais que nos asseguram quanto futuros enfermeiros, a como proceder em determinadas situações, como por exemplo: emergência psiquiátrica. Em nome dos meus colegas de classe, gostaria de agradecer as professoras que se preocuparam e nos deram total liberdade de comunicação para melhor preparação do evento'' disse a acadêmica Nathália Lima.
O Simpósio lotou o auditório da Farmácia Escola do Centro Universitário Cesmac. Durante os dois dias também foram ofertados minicursos dentro da área de Urgência e Emergência.
A finalidade do simpósio foi proporcionar aos alunos a experiência de gerenciamento, empreendedorismo, além de uma imersão nas urgências e emergências que não seriam abordadas no conteúdo da disciplina, afirmou a coordenadora do curso, professora Thycia Gama Cerqueira.