Abertura da segunda turma para o Internato do Curso de Medicina

Estudantes irão atuar em diversos cenários de práticas

19/12/2018 às 23h02

O Centro Universitário CESMAC realizou, na última terça-feira, 18, a abertura do Internato da Segunda Turma do Curso de Medicina. Em uma solenidade ocorrida na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, os alunos foram recebidos com entrega de kit e também os crachás de identificação que devem utilizar no período do estágio na própria Instituição e no hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, com quem a IES estabeleceu convênio para essa prática efetiva dos futuros médicos.
Os alunos ouviram o recado do reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e do vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, que reforçaram a importância do momento para a formação do Médico. Também participaram na abertura o coordenador do curso de Medicina Dr. André Falcão Pedrosa Costa e ainda a coordenadora do Internato na Santa Casa Dra. Alayde Mendonça Rivera, que também é Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital.
Participaram ainda do momento a Profa. Rosamaria Gomes, coordenadora Geral do Internato e aos coordenadores adjuntos da graduação Prof. Dr. Marcos Leal e a Profa. Doutoranda Ivonilda Maia. O encontro é importante também para apresentar aos alunos os cenários de práticas, como: Unidades CEIS, Unidade Docente Assistencial, Santa Casa de Misericórdia de Maceió do Centro e também do Hospital Rodrigo Ramalho, Hospital Nossa Sra. da Guia, Hospital Geral do Estado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Municípios de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, além da Casa de Saúde Ulisses Pernambucano.
O internato é uma etapa do curso de medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprio ou conveniado. O processo acontece com orientação do preceptor e o graduando pode atuar de forma mais ativa, ajudando na resolução de casos reais. Essa etapa da formação do médico é eminentemente prática. Durante o internato médico, o estudante deve participar de equipes multiprofissionais de saúde e desenvolver atitudes éticas ligadas à profissão.
O aluno realiza as atividades diárias do médico: faz visita aos pacientes, consultas, plantões em emergências e centros obstétricos, técnicas simples de cirurgia (suturas), entre outros, sempre acompanhado e supervisionado por médicos preceptores.