
11/04/2016 às 14h51
Os reitores do Centro Universitário Cesmac, professor doutor Douglas Apratto Tenório, e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor doutor Jairo Campos, lançaram o livro “Alagoas: A Herança Indígena” no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AL).
Além dos reitores a obra também teve a coautoria de seis professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), um docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O trabalho é fruto de uma pesquisa científica realizada durante dois anos e que mapeou toda a herança indígena de Alagoas com o envolvimento das aldeias.
O professor dos cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade do Cesmac Jorge Vieira participou do lançamento e também teve envolvimento com o trabalho. O docente e antropólogo, que domina o assunto há quase 30 anos, também fez várias publicações sobre a temática indígena em Alagoas e no Brasil.
O lançamento no Iphan também contou com a presença dos povos indígenas Wassu Cocal do município de Joaquim Gomes, que celebrou a obra com o ritual do ‘Toré’.
O momento foi prestigiado por várias autoridades, professores, estudantes e convidados como o superintendente do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae) Marcos Vieira.
O livro é uma publicação da EdUneal, com o apoio do Sebrae, e tem prefácio do professor emérito da Universidade de Grenoble (França), Philippe Walter.