Aluna de Biomedicina participa do Congresso Brasileiro de Microbiologia

Daniela Calumby, acadêmica do 7º Período do curso de Biomedicina.

14/11/2017 às 16h28

A universitária Daniela Calumby, acadêmica do 7º Período de Biomedicina marcou presença no 29º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), evento organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Microbiologia. Em 2017, o evento (CBM 2017) ocorreu em Foz do Iguaçu-PR, onde foi possível conhecer a cultura da região e de outros países que fazem fronteira com o Brasil.
Um momento de destaque e histórico foi a discussão para criação da nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que dispõe sobre os critérios preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para análise microbiológica de alimentos. Essa discussão é necessária, porque desde 2001 não é publicada uma nova legislação, para acompanhar todas mudanças ocorridas ao longo deste tempo.
De acordo com a estudante, “foi uma experiência impar conhecer renomados pesquisadores da área, novas possibilidades de pesquisa e estudantes de todo Brasil e também da América Latina para estabelecer parcerias e alcançar novas conquistas”, destacou.
Sob a orientação da Professora Mestra Yáskara Barros, a aluna levou dois trabalhos acadêmicos de pesquisa microbiológica, desenvolvidos por meio do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) do Cesmac para apresentar na vitrine nacional do conhecimento. Confira os título dos estudos e os pesquisadores responsáveis:
Título: Microbiological Evaluation of sun Meat Commercilized in Free Fairs and Public Markings of the City of Maceió, Alagoas.
Autores: Daniela Calumby de Souza Gomes, Karwhory Wallas Lins da Silva, Ana Katariny de Barros Silva, Vivian Maria Souza de Siqueira, Isadora Barros Rodrigues, Eliane Costa Souza e Yáskara Veruska Ribeiro Barros.
Título: Enterobacter Aerogenes: the Main Contaminant of Healthcare Worker’s White Coats in a Public Hospital in Maceio, Alagoas.
Autores: Daniela Calumby de Souza Gomes, Ana Katariny De Barros Silva, Vivian Maria Souza de Siqueira, Isadora Barros Rodrigues, Eliane Costa Souza e Yáskara Veruska Ribeiro Barros.
Além de expor os dois trabalhos, os resumos foram publicados nos anais do evento que se encontram disponíveis no endereço eletrônico: http://www.sbmicrobiologia.org.br/29cbm-anais/