Alunos do curso de Engenharia Civil fazem visita técnica em fábrica de cimento

Alunos aprendem in loco como fazer cimento

“O primeiro período do curso de Engenharia Civil do Cesmac realizou em três dias consecutivos (16, 17 e 18 de maio) visita técnica a empresa de Cimentos Zumbi, cuja atividade principal é fabricar cimento, localizada no Polo Industrial de Marechal Deodoro-AL, sob a supervisão da professora Anne Dayse da disciplina de Química Tecnológica.
O objetivo da visita foi observar no local os processos apresentados e abordados na disciplina, que na composição encontra-se o cimento; bem como mostrar aos alunos a importância deste insumo para a construção civil. O cimento é o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico e integra a cadeia produtiva da construção civil.
O aluno do curso estuda o cimento dentre os conteúdos programáticos abordados nas disciplinas, pois antes da aplicabilidade do material precisa conhecer o processo de fabricação, suas propriedades, seus constituintes e usos na construção civil.
Foram acompanhados pelo engenheiro responsável Humberto que apresentou aos alunos, no auditório, um histórico da empresa mostrando os números da evolução desde a implantação até os dias atuais. Logo após, foram convidados a fazer um “tour”, pelas instalações, apresentando principalmente as etapas da linha de produção”.
* texto da coordenação do curso de Engenharia Civil