Alunos do curso de Engenharia Civil fazem visita técnica em fábrica de cimento

Ação foi na cidade de Marechal Deodoro

12/06/2017 às 08h18

“O primeiro período do curso de Engenharia Civil do Cesmac realizou em três dias consecutivos (16, 17 e 18 de maio) visita técnica a empresa de Cimentos Zumbi, cuja atividade principal é fabricar cimento, localizada no Polo Industrial de Marechal Deodoro-AL, sob a supervisão da professora Anne Dayse da disciplina de Química Tecnológica.
O objetivo da visita foi observar no local os processos apresentados e abordados na disciplina, que na composição encontra-se o cimento; bem como mostrar aos alunos a importância deste insumo para a construção civil. O cimento é o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico e integra a cadeia produtiva da construção civil.
O aluno do curso estuda o cimento dentre os conteúdos programáticos abordados nas disciplinas, pois antes da aplicabilidade do material precisa conhecer o processo de fabricação, suas propriedades, seus constituintes e usos na construção civil.
Foram acompanhados pelo engenheiro responsável Humberto que apresentou aos alunos, no auditório, um histórico da empresa mostrando os números da evolução desde a implantação até os dias atuais. Logo após, foram convidados a fazer um “tour”, pelas instalações, apresentando principalmente as etapas da linha de produção”.
* texto da coordenação do curso de Engenharia Civil