Arquivo Público de Alagoas recebe Projeto Paisagístico do Cesmac

Iniciativa de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo

20/06/2018 às 12h51

Na manhã de hoje, 20, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC apresentaram projetos paisagísticos na sede do Arquivo Público do Estado de Alagoas, localizado no bairro de Jaraguá. A iniciativa surgiu de uma proposta da disciplina de Projeto Paisagístico I, ministrada pela professora Carlina Rocha, para os estudantes do sétimo período da graduação.
O estudo foi aprovado pelo órgão para ser executado, reforçando prática de mais uma importante ação extensionista. A proposta é integrar os projetos paisagísticos elaborados pelos estudantes ao Projeto do Gabinete Civil do Governo de Alagoas, que será colocado em prática ainda este ano. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Adriana Guimarães, “é muito gratificante ver esse resultado com nossos alunos. A resposta é tão positiva, que um dos projetos apresentados aqui hoje será executado. O Gabinete Civil do Estado de Alagoas tem interesse nisso e vai avaliar o material para poder definir qual será colocado em prática”, declarou a docente.
A apresentação foi acompanhada pela Superintendente do Arquivo Público de Alagoas (APA), Wilma Nóbrega, que destacou: “O Arquivo Público conta com um rico acervo histórico, administrativo, cultural e social, desde do início do século XVIII e não tem sentido para o órgão deter todo esse material e informações guardados apenas para si. Por isso, a iniciativa de firmar parcerias, trazendo estudantes para desenvolverem projetos de extensão em qualquer área, é de suma importância para que o espaço seja mais atrativo e a pesquisa seja cada vez mais valorizada”.
Toda equipe do órgão público também acompanhou as apresentações, além do Prof. Rodrigo Guimarães, integrante da pró-reitoria acadêmica adjunta de Extensão, que também representou a reitoria do CESMAC. Para o docente, “é de fundamental importância a instituição de ensino superior poder levar para a sociedade algo inovador. Os projetos que estão sendo desenvolvidos em diversas áreas, como esse da Arquitetura, são de extrema relevância. É dessa forma que temos trabalhado a extensão, em diversas ações e projetos”, reforçou.
De acordo com a Profa. Carlina Rocha, que ministra a disciplina, cerca de 25 alunos estão envolvidos no processo e temos tido um reflexo bastante positivo com esse trabalho. “O resultado é fruto de um trabalho focado na extensão dentro do ensino, aliada a interdisciplinaridade. Os alunos trabalharam o bairro do Jaraguá, nos Projeto Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico, nesse mesmo semestre. Nosso objetivo é ampliar o leque de oportunidades e proporcionar ao estudante a noção da prática real para que conheçam o universo da profissão”, detalhou a professora.
Maria Luiza Melo, estudante da graduação, avalia de forma bastante positiva todo esse processo. “Ter a possibilidade de executar de fato um projeto, ainda estando na graduação, é algo bastante enriquecedor e valioso para a formação. Temos que ser mais críticos e ter um olhar diferenciado, isso vai nos deixando cada vez mais preparados para a profissão. Sem falar que esse processo valoriza nosso currículo”, concluiu.