Artesãs de Paripueira visitam sede do Projeto Fibra Chã

Local é fruto de pesquisa no curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac.

19/08/2016 às 09h46

O Projeto Fibra Chã, uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac e vencedor do Prêmio Santander Universidades Solidárias em 2012 e 2015, levou as artesãs de Paripueira, para visita à sede do local, em Atalaia.

Na oportunidade as artesãs trocaram experiências e informações sobre associativismo, comercialização e processo de gestão do projeto. O encontro pode gerar mais uma importante parceria para o trabalho.

Fibra Chã é o nome do grupo de artesãs que foi criado a partir do Projeto de Extensão do Cesmac intitulado: “Beneficiamento da Fibra da Bananeira na Comunidade da Chã da Jaqueira" e realizado no município de Atalaia, a 48 km de Maceió. O estudo foi orientado pela professora Hannah Melo.

O Projeto

O estudo surgiu com a finalidade de produzir peças de artesanato confeccionados a partir dos resíduos descartados da produção de banana, cultura encontrada em abundância na região. A iniciativa de Arquitetura e Urbanismo, mas teve ainda o envolvimento dos cursos de: Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Serviço Social, Psicologia, Ciências Contábeis e Sistemas da Informação.

A produção é focada na sustentabilidade por utilizar a palha, material dispensado naturalmente pela planta, ideal para a confecção de peças como: caixas, cestos, objetos de decoração, pastas, embalagens, entre outros. O trabalho vem sendo aperfeiçoado com a aplicação de resina para o acabamento dos produtos.