
09/09/2016 às 13h06
O alagoano Maurício Borges, ouro nas Olimpíadas Rio 2016, foi homenageado na manhã de hoje, 09, pelo Cesmac. A iniciativa foi da pró-reitoria adjunta de Graduação, por meio do curso de Educação Física com apoio do Departamento de Marketing.
O atleta recebeu homenagem do Mérito Esportivo com placa sendo entregue pelos reitores João Sampaio e Douglas Apratto Tenório. O primeiro técnico do atleta Ricardo Oliveira (conhecido como Chico) também recebeu homenagem.
O auditório João Sampaio, Campus I – Professor Eduardo Almeida ficou lotado pelo público, incluindo professores, coordenadores, estudantes e profissionais da Educação Física, que fizeram questão de prestigiar o momento.
A programação contou com a fala dos reitores e um bate-papo mediado pelo professor Rodrigo Albuquerque, coordenador do curso de Educação Física. O docente Fabiano Fonseca e outros professores da graduação também participaram.
Ao final do evento, o atleta assinou a camisa de número 05 e ainda eternizou as mãos, que garantiram o ouro olímpico para o Brasil e em especial para Alagoas.
De acordo com Maurício Borges, a iniciativa foi muito significativa para sua trajetória. “Fico muito grato pelo grandioso gesto do Cesmac. Foi emocionante receber todo esse carinho, que também é extensivo à minha família”, declarou.
Teve ainda interação com o público, onde o medalhista respondeu aos questionamentos. Um dos momentos emocionantes foi a entrada do irmão – Everton Borges, da mãe – Marilda Borges e do pai – Erivaldo Borges. A esposa de Maurício, Fabiana Borges, que é estudante do curso de Odontologia do Cesmac, acompanhou tudo de perto com a filha do casal Valentina.
Resumo da Trajetória
O atleta iniciou no vôlei pelo colégio Batista e depois passou para o Marista, quando participou da Olimpíada Marista Brasil Norte, conquistando o bicampeonato nos anos de 2001 e 2004. Inspirado em sua mãe Marilda Borges - ex-jogadora de vôlei com destaque no vôlei alagoano e da Seleção Brasileira, além do seu irmão Everton Borges.
Em 2006, Maurício foi convocado para categoria infanto-juvenil da Seleção Brasileira, quando disputou o Campeonato Sul-Americano realizado em Rosário-Argentina, conquistando o título. Em 2007, retornou à seleção, ainda na categoria infanto-juvenil, para disputar o Campeonato Mundial.
Na temporada 2014-2015, foi contratado pelo SESI de São Paulo. Ainda em 2015 foi convocado para Seleção Brasileira e disputou a edição dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ocasião em que capitaneou o grupo, conquistando com a medalha de prata.
Nas Olimpíadas do Rio 2016 foi peça importante na conquista do ouro olímpico enchendo de orgulho os alagoanos e o Brasil. Agora, o atleta segue para a Turquia, onde inicia a temporada 2016-2017.