Bibliotecas do Cesmac oferecem 150 mil volumes e estrutura moderna

Espaços têm acervo atualizado, salas de leituras e informática, entre outros.

02/03/2018 às 15h40

O Cesmac conta com uma estrutura de seis Bibliotecas. Os locais funcionam nos Campi de Maceió, Marechal, Palmeira dos Índios e Arapiraca. Na capital, a Instituição oferece unidades nos Campi I – Professor Eduardo Almeida, II – Doutor Alberto Antunes, III – Padre Teófanes e IV – Professor Elias Passos Tenório.
Além disso, os estudantes também contam com uma Biblioteca da unidade Marechal Deodoro e mais duas, que funcionam nas Faculdades Cesmac do Agreste (Arapiraca) e do Sertão (Palmeira dos Índios). Ao todo, a Instituição conta com cerca de 150 mil volumes, incluindo das as áreas do conhecimento.
A constante melhoria e avanços dos locais também é uma realidade. A estrutura da Biblioteca Setorial do Campus III – Padre Teófanes, por exemplo, está com novidades. O local, recebeu novas estantes padronizadas da "Biccateca", sala de Informática com novos computadores, mudança no layout da recepção/atendimento, pintura, iluminação, tratamento no piso e borracha antiderrapante na escada.
Além disso, conta com expositor, armários para CD's e carrinho para guardar livros. Teve ainda Aquisição de novos livros para o curso de Psicologia, entre outras conquistas. A Biblioteca conta com um acervo de 18.983 títulos entre livros físicos e digitais (e-book) formando um total de 31.219 exemplares.
O cuidado com a segurança também é outro ponto importante nesse processo. Para isso, tive a instalação de novas antenas antifurto, que melhorou em 100% o controle de furtos de nossas obras.
Segundo a Bibliotecária Ana Paula Farias, responsável pela setorial do Campus III, “com os ajustes estruturais nossa biblioteca ficou mais convidativa, um ambiente de trabalho organizado é muito importante para a produtividade e qualidade no atendimento oferecido pela nossa equipe.  Os estudantes ganharam um ambiente mais agradável para seus estudos, onde isso influenciou no crescimento das visitações na nossa unidade de conhecimento”, explicou.
Ainda de acordo com a Ana Paula, a biblioteca não é apenas um espaço para leitura, é também uma ferramenta para disseminação da cultura, está aberta para todos de forma ampla, espaço para compartilhar e aprender coisas novas. Com isso, o local tem que estar adequado para receber seus usuários, com um espaço amplo e acessível”, declarou.
De acordo com Eliete Sousa, Bibliotecária Geral do Cesmac, “a Instituição se preocupa em oferecer o melhor para os estudantes. Com a estrutura de Bibliotecas oferecida, os alunos têm disponível o que existe de melhor em atualização de livros físicos, virtuais disponíveis nas plataformas de consulta e acessados de qualquer ambiente e dispositivo. Além disso, sempre estamos buscando melhorias na estrutura física e também na aquisição de acervos”, concluiu.