A Rede de Bibliotecas do Cesmac iniciou esta semana a Campanha do Silêncio Charles Chaplin. O objetivo é conscientizar os usuários que o silêncio é essencial para transformar o espaço, num local mais agradável e propício para a busca do conhecimento.
Segundo a Bibliotecária Eliete Sousa, “a iniciativa foi pensada para ser colocada em prática justamente no período de maior incidência de estudantes na biblioteca, que compreende a semana que antecede as provas e o período de avaliações”, explicou.
A Campanha segue até 29 de outubro, Dia Nacional do Livro e prossegue conforme o calendário acadêmico. A ação é marcada também por uma camisa, que está sendo utilizada pelos funcionários. A ideia é circular nas mesas pedindo a colaboração em relação ao silêncio e uso de celular na biblioteca.
A Bibliotecária destacou ainda, que esse processo educativo demanda tempo, por isso, a iniciativa tem ações pontuais, mas acontece de forma permanente. A campanha conta com a distribuição de marcas páginas colorido, que retratam o Silêncio e a conservação dos livros e possui contatos da Rede de Bibliotecas da IES. Além disso, também haverá curta metragem sobre o tema com o grande interprete Charles Chaplin, sendo representando na Biblioteca Central durante todo o expediente.
A Campanha, que é realizada nacionalmente, está sendo muito bem aceita por professores, estudantes e funcionários. Segundo Natali Medeiros, graduanda do curso de Direito e colaboradora da Biblioteca Central Craveiro Costa, “É importante ter em mente que várias pessoas utilizam o mesmo espaço, e que embora seja coletivo, o silêncio deve ser individual. Respeitar e silenciar quando o ambiente solicitar é mais que necessário, todos passam a estudar mais e com melhor qualidade, a produção aumenta e o desenvolvimento prolonga-se. No mais, todos ganham e o Silêncio faz parte do seu estudo”, afirmou.
Nada melhor que Charles Spencer Chaplin, referência no cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão, sempre com uma mensagem para provocar a reflexão do público, para simbolizar a Campanha.