O Centro Universitário Cesmac realizou mais uma importante inauguração com a entrega do Centro de Pesquisas Clínicas Doutor Marco Mota, fruto da importante parceria com o Hospital do Coração de Alagoas. O espaço se configura em um canal de desenvolvimento de pesquisas em conjunto com a indústria farmacêutica para a criação de novos fármacos.
O processo envolve o estudo de moléculas, que são testadas pela indústria farmacêutica e depois trazidas para o Centro de Pesquisas para que sejam devidamente testadas. De acordo com a coordenadora do local professora doutoranda Annelise Paiva, são estudos em fase três e quatro para serem testados em humanos.
“Em todo o processo a questão ética é extremamente forte por se tratar de vidas humanas. A pesquisa é levada a sério no país e somos muito monitorados e auditados. Já são 15 anos de pesquisas clínicas realizadas com o Hospital do Coração e agora o Cesmac entra no processo como importante centro para receber produtos e fármacos novos, também sendo testados aqui na Instituição”, explicou.
O centro conta com equipamentos importantes e necessários para que uma clínica de cardiologia possa funcionar, como o Tonômetro de Aplanação, que trabalha com a parte de hemodinâmica central. No Brasil, o aparelho só é encontrado na Faculdade de Medicina de São José, em São Paulo e agora no Cesmac.
O evento contou com a presença dos Reitores doutor João Sampaio e professor doutor Douglas Apratto Tenório, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Cláudia Medeiros, do diretor do Hospital do Coração de Alagoas doutor Ricardo César Cavalcanti, além de dirigentes, coordenadores, colaboradores e representantes da indústria farmacêutica, como o Laboratório Libbs. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi representada pelo assessor executivo de gestão interna, Georginei Neri.
A programação da solenidade também contou com a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e Científica, celebrado entre o Hospital do Coração, Centro de Pesquisas Clínicas e a Fundação Educacional Jayme de Altavila.
Homenagem
A cerimônia teve ainda a presença marcante dos familiares do doutor Marco Mota. O homenageado é médico cardiologista alagoano, professor titular aposentado de cardiologia da Uncisal e pesquisador em sua área de atuação. Também é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e em hipertensão pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). É ainda ex-consultor do Ministério da Saúde para assuntos vinculados à hipertensão arterial e diabetes e ex-presidente do departamento de hipertensão da SBH.