A Instituição incentiva a produção cultural, focando na valorização dessas manifestações como os grupos de dança. Um exemplo desse movimento é o apoio ao Grupo Cultural Xique Xique, que desenvolve trabalhos com Coco de Roda, Quadrilha Junina Estilizada, e Bumba Meu Boi.
De acordo com os diretores do grupo Valdemir dos Santos Silva Júnior e Nilton Rodrigues, o Cesmac é a única Instituição de Educação Superior que apoia a cultura alagoana, incentivando jovens e adultos a manter uma tradição tão importante.
O incentivo foi reforçado pelo vice-reitor da IES professor doutor Douglas Apratto Tenório e ainda pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora doutora Cláudia Medeiros. A Instituição disponibilizou a quadra do Ginásio, localizado no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório para os ensaios do grupo.
O diretor do grupo reforça ainda, que nem todo o incentivo necessita disponibilizar verba. “Nosso grupo tem o intuito de manter a tradição e principalmente tirar crianças e jovens de situações de risco”, destacou Valdemir Santos.
Os ensaios acontecem aos sábados e, algumas vezes aos domingos, na quadra do Cesmac. O grupo, que está em atividade desde 2000 e já foi vencedor de concursos importantes, está intensificando os ensaios para as apresentações do São João 2017. Informações e contato pelo telefone: 9 8187-2399.