Cesmac e Casa do Coraçãozinho unem-se em serviço pioneiro para atendimento a crianças cardiopatas de Alagoas

17/07/2017 às 10h45

Crianças cardiopatas terão assistência médica cirúrgica em hospitais de Alagoas, dentro de um programa de atendimento da Fundação Cordial denominado Casa do Coraçãozinho com a participação do Curso de Medicina do CESMAC, através de serviços e de seus alunos que se integrarão a esse relevante serviço em benefício das crianças portadoras de cardiopatia.
O projeto da Casa do Coraçãozinho é um serviço pioneiro no Estado, evitando o deslocamento de crianças para tratamento cirúrgico em hospitais fora de Alagoas, a exemplo de angioplastia primária de urgência e outras da especialidade, trazendo mais conforto ao paciente e às famílias que terão a oportunidade de atenção no seu local de residência.
O CESMAC integra-se ao projeto de extensão Coração de Estudante fazendo a busca e triagem nas comunidades para identificação de problemas cardíacos que a criança apresente e após o diagnóstico receba tratamento integral e acompanhamento necessários, inclusive tratamento cirúrgico.
Além da cardiologia, o tratamento envolve a pediatria e outras especialidades médicas como neuropediatria, Hematopediatria e nefropediatria, preenchendo uma lacuna existente e em caráter pioneiro na medicina alagoana.
Os alunos do Curso de Medicina do CESMAC terão oportunidade de exercer a prática de todas elas, acompanhando as equipes médicas encarregadas dos cuidados com a criança.
Convênio nesse sentido entre o CESMAC e a Fundação Cordial (Fundação de Assistência Cardiovascular de Alagoas) pelos seus titulares o Reitor João Rodrigues Sampaio, o Vice-Reitor Douglas Apratto Tenório, a Pró-Reitora Claudia Medeiros e a Coordenadora do Curso de Medicina Professora Ivonilda de Araujo Mendonça pela instituição educacional e o Dr. Cláudio Soriano e seu Diretor-Executivo Otoni Veríssimo pela entidade médico-assistencial, foi assinado para a oferta dessa atividade pioneira.