Cesmac é única Instituição do Nordeste com Criatório Conservacionista

Espaço funciona na Clínica Escola de Medicina Veterinária com 123 animais.

18/04/2018 às 11h01

O Criatório Conservacionista do Centro Universitário Cesmac, que funciona da Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro, abriga atualmente 123 animais, que são encaminhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e doação voluntária de populares, onde são mantidos sob cuidados especializado.
Após avaliação detalhada, é decidido o destino do animal, alguns são encaminhados para a reabilitação e soltura em reserva ambiental, outros são destinados a Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou ainda são mantidos em recintos sob cuidados humanos no próprio Criatório.
Professor Eduardo Melo Nascimento, responsável técnico pelo criatório,  falou sobre o criatório e as atividades desenvolvidas. “A estrutura física é contemplada com 30 recintos de diversos tamanhos e finalidades, adequando-se as características e finalidade de cada espécie mantida. O Cesmac é o único do Nordeste que possui em suas instalações um criatório conservacionista. Restando somente outro no brasil todo que fica na região Sudeste. Isso é um grande diferencial para o ensino da Medicina Veterinária”, enfatizou.
O docente destacou ainda, que “aqui nós temos diversas espécies de aves, répteis e mamíferos, inclusive alguns animais ameaçados de extinção.  Além de reabilitar e manter animais, realiza-se no criatório um trabalho de educação ambiental, com visitação de escolas da rede pública e particular, instituições filantrópicas e Universidades, onde aproximadamente 1000 pessoas participam dessa atividade anualmente”, detalhou.
Outra atividade de relevância é a utilização do criatório para parte prática de cursos, eventos e treinamentos. Faz parte do calendário de atividades, treinamento sobre resgate, contenção e reabilitação de animais selvagens ministrados pelo professor e alunos do Grupo de Estudo de Animais Selvagens (GEAS), por meio de parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e empresas particulares.
De acordo com a estudante do terceiro período Catharine Argemiro de Omena, o criatório possibilita uma prática intensa na formação. “O espaço é uma riqueza para o desenvolvimento de pesquisas, projetos trabalhos científicos, além de possibilitar aulas práticas com as diversas espécies animais, colocando o graduando em contato direto. Esse processo faz com que a teoria seja colocada na prática. Uma das coisas que mais me deixa orgulhosa em ter criatório na própria Faculdade é quando chego num congresso, levo trabalhos científicos e apresento para todos. Outros alunos ficam impressionados quando sabem que nós temos toda essa estrutura a nossa disposição e que temos toda liberdade dada pelo professor em trabalhar e colocar a “mão na massa”, afirmou.
A graduação de Medicina Veterinária e todo a estrutura possibilita ações como: curso de contenção e resgate de animais selvagens teórico e prático nas instalações do criatório conservacionista; Educação Ambiental com visita de escolas públicas e particulares da região, entre outras.
Além disso, o Criatório conta com espécies como: Maracanã verdadeira, que permanece no criatório, oriundo de doação voluntária por populares; Papagaio verdadeiro, trazido pelo IBAMA, oriundo de apreensão; Tamanduá Mirim, que foi atropelado na BR, encaminhado para Cesmac, atendido e reabilitado no Criatório Conservacionista e, em seguida, entregue ao Batalhão de Polícia Ambiental para soltura em área de preservação ambiental; Cutia; Grupo de Jandaias, resgatadas do tráfico de animais selvagens; Macaco Prego Galego, que sofria maus tratos, foi resgatado e agora vive em boas condições de manejo e saúde, entre outros animais.