Cesmac expõe na 69ª SBPC

Vários cursos apresentarão trabalhos na SBPC

17/07/2017 às 13h21

O Centro Universitário Cesmac está participando esta semana em Belo Horizonte, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A 69º edição do evento teve sua abertura oficial ontem a noite. Ao todo serão 22 trabalhos de pesquisa apresentados por docentes e discentes da IES.
Hoje, às 11h, com o cerimonial conduzido pela Dr.ª Kristiana Mousinho, coordenadora do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), o estande do Cesmac foi aberto. O Reitor, Dr. João Sampaio Filho e o Vice-Reitor Douglas Apratto Tenório, deram as boas-vindas e falaram da honra em receber no estande as pessoas que estão participando do evento que tráz experiências nas mais variadas atividades de ciência, inovação e tecnologia. Entre eles, pesquisadores, a comissão científica, alunos, gestores e colaboradores da Instituição. O Professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) falou da satisfação em ter tantos trabalhos apresentados por Alagoas e da contribuição do Cesmac.
Logo após, o Núcleo de Informática, representado pelo Professor Mozart Melo, apresentou o robô Rov submarino (Remotely Operated Underwater Vehicle), que teve grande repercussão pela tecnologia envolvida e o por seu uso na detecção e prevenção de problemas. O Núcleo de Robótica do Cesmac, formado pelos cursos das engenharias Elétrica, de Produção, Civil e ainda Sistemas de Informação, desenvolveu o robô submarino de baixo custo, que tem por objetivo auxiliar pesquisadores a controlar o crescimento desordenado do coral sol. Esse dispositivo deve proporcionar aos pesquisadores agilidade nas buscas e exibição de dados, além de contribuir no controle do crescimento do coral sol , e a preservação das demais, com as informações colhidas pelo robô.
Ainda hoje serão apresentados os trabalhos: PREVALÊNCIA DE RADIOTERAPIA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À TELETERAPIA EM UM CENTRO DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA DE ALAGOAS.(ROBERTA ADRIANA OLIVEIRA ESTEVAM)
CICLOVIA E CICLOFAIXAS UM ESTUDO CICLOVIÁRIO NO BAIRRO DE PONTA VERDE NA CIDADE DE MACEIÓ. (FLAVIANA NOGUEIRA)
Em 2018, a 70ª edição do evento será realizada em Maceió e tem a expectativa de receber até 10 mil pessoas de público, entre inscritos de todo o Brasil e visitantes em geral.