Cesmac firma convênio com Associação Espírita Nosso Lar

O objetivo é fortalecer ainda mais as práticas acadêmicas dos graduandos.

19/04/2018 às 14h10

O Cesmac assinou convênio com a Associação Espírita Nosso Lar, na última semana. A iniciativa foi firmada por meio da Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Graduação (PROAG) com o Núcleo de Gestão Acadêmica (NGA), coordenado pelas professoras Alessandra Nascimento Postes, Fabiana Palmeira Melo e Samara Almeida de Souza Griz.
O objetivo é fortalecer ainda mais as práticas acadêmicas dos graduandos. A solenidade contou com a presença de coordenadores e professores, além dos Reitores do Cesmac doutor João Rodrigues Sampaio Filho e professor doutor Douglas Apratto Tenório, e ainda do coordenador e representante legal da Associação Espírita Nosso Lar, Victor José Rodrigues Menezes.
Os cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina, já atuam com atendimentos no local. As graduações de Medicina, Nutrição, Serviço Social, Educação Física e Medicina Veterinária, além de Pedagogia, Ciências Biológicas e Engenharia Civil, também vão fazer parte desse processo.
A graduação de Farmácia atua com instalação de horta de plantas medicinais, uso racional de medicamentos e plantas medicinais, além de manipulação de xaropes fitoterápicos. Já com o curso de Enfermagem o trabalho acontece por meio das Ligas Acadêmicas de Saúde da Criança e da Mulher, práticas integrativas em saúde e atenção à saúde do homem, da mulher e da criança.
A Fisioterapia realiza atenção à saúde da mulher com trabalho para as parturientes e atividades de psicomotricidade com crianças. Outra atuação importante vem do curso de Odontologia com atendimento em clínica geral, atividades de promoção de saúde bucal, prevenção e agravos voltados à população, além do rastreamento do câncer de boca. O curso de Biomedicina destaca educação ambiental para a reutilização de óleo de cozinha na produção de sabão, gerando sustentabilidade, empreendedorismo e renda para a comunidade do bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
 
A Associação
A Associação Espírita Nosso Lar foi fundada em 14 de fevereiro de 2009, passando a existir juridicamente nos termos do seu Estatuto. Trata-se de uma organização religiosa, com sede na Av. Senador Rui Palmeira, nº 481, Vergel do Lago, Maceió/AL. A princípio, os trabalhos resumiam-se apenas na distribuição de sopa às famílias carentes da comunidade do Vergel. Com a chegada de novos trabalhadores voluntários e parcerias, outras atividades começaram a surgir, como a evangelização de crianças, instrução de higiene, orientação nutricional, noções de pré-natal e atendimento com psicólogos.