O objetivo do Cesmac é incentivar a utilização de soluções limpas e renováveis, reforçando a importância da sustentabilidade do planeta. A implantação da Energia Solar Fotovoltaica na Instituição também é um excelente canal para reforçar o aprendizado dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, inclusive com estágios na área.
A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.
Os primeiros locais a receber os módulos solares fotovoltaicos foram os prédios da Clínica Escola de Psicologia e a Extensão do Campus II – Doutor Alberto Antunes, sendo 36 painéis no total, instalados pela empresa Marroquim Energia. O projeto no Cesmac foi elaborado, visando a montagem de um sistema de microgeração distribuída e conectada à rede de baixa tensão da Eletrobrás Distribuição Alagoas. Além de gerar energia limpa, estima-se que deixarão de ser emitidos aproximadamente 10,3 toneladas de CO2 por ano.
Entre os benefícios com a geração da energia solar estão: energia renovável e sustentável; não ocupação de espaço útil; baixa manutenção; entre outros. De acordo com o professor Jarbas Cabral, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, “a iniciativa do Cesmac é de extrema importância para os estudantes, pois se abre um campo de atuação e pesquisas na área. Além disso, também apresenta essa tecnologia para outras áreas do conhecimento, mostrando que é possível essa utilização”, declarou.
Os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Sistemas de Informação vão ganhar novo impulso com a chegada da energia solar nos prédios da Instituição. Professores e alunos estão engajados para disseminar esse tipo de energia. O objetivo ainda é instalar uma Mini Usina, gerando 20 kWh/mês de energia, em 16 prédios do Cesmac.
Segundo o Engenheiro Eletricista André Gusmão, responsável pelo projeto, “os sistemas fotovoltaicos instalados no Cesmac demonstram o DNA de pioneirismo da Instituição, gerando energia limpa e contribuindo com o conceito de sustentabilidade do planeta. Isso coloca a IES um passo à frente das demais. Além disso, os professores e estudantes terão à sua disposição todos os componentes de uma solução fotovoltaica para estudo e pesquisa. Com isso, os profissionais formados pelo Cesmac levarão para o mercado de trabalho um diferencial importante e inestimável nos tempos atuais: conhecimento sólido e de qualidade”, concluiu.