CESMAC participa do evento alusivo aos 36 anos da ABMES

Egressa do CESMAC, Géssika Aline Lima da Costa, foi finalista do prêmio na categoria Rádio Regional

08/08/2018 às 14h07

Na noite de ontem, 7, foi realizado em Brasília, o jantar alusivo aos 36 anos da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a 2º edição do Prêmio da ABMES de Jornalismo. O vice-reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e o Pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, estiveram presentes ao evento.
CESMAC X ABMES
Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.
O CESMAC é uma das mantenedoras afiliadas e buscar sempre manter uma relação estreita e participativa com a entidade que contribui diretamente com o desenvolvimento educacional do Brasil. A ABMES, além de criar parcerias, procura mobilizar competências para estudar temas diversos com as instituições, principalmente em defesa da educação superior e da consolidação de todos os seus associados.
Prêmio de Jornalismo da ABMES
Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino (ABMES) visa incentivar que a imprensa produza reportagens e matérias que abordem a educação superior no Brasil. Com esta realização, a associação acredita que o crescimento e o desenvolvimento da cobertura jornalística especializada contribuem para a busca de melhoria permanente do setor educacional, além do progresso do país, gerando benefícios sociais, políticos, econômicos e culturais para todas as suas regiões. A iniciativa das mantenedoras pretende, ainda, que as reportagens participantes sirvam de estímulo para a discussão aprofundada dos programas sociais ligados ao setor, como Fies, ProUni e Pronatec.
A reportagem premiada
A egressa do CESMAC, Géssika Aline Lima da Costa, foi finalista do prêmio na categoria Rádio Regional e a reportagem foi intitulada de Educação Superior para todos. A reportagem abordou a educação superior para pessoas com deficiência que alcançaram sucesso após a graduação. Uma das personagens da matéria foi a também egressa, Fabrícia Barbosa de Omena, que é a primeira jornalista com deficiência visual do Estado de Alagoas. “Abordamos a dificuldade de algumas pessoas deficientes em fazer ensino superior no estado, mas também nos deparamos de como essa realidade está mudando nos últimos anos e ficamos muito satisfeitos com o resultado” afirmou Géssika. A jornalista concluiu o curso no ano de 2015 e reforça a importância da instituição de ensino superior na sua formação “fico muito feliz em representar Alagoas e também com todo apoio dado pelo CESMAC durante os 4 anos de curso e de formação.”
Na cerimônia, além das presenças do vice-reitor, Prof. Douglas Apratto Tenório e do pró-reitor de gestão e planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, compareceram o Ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, o presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz, o Secretário Executivo do MEC, Henrique Sartori e a Prof. Dra. Iara Xavier.