Coletiva de Imprensa apresenta estrutura da SBPC 2018

Evento acontece de 22 a 28 de julho em Maceió

04/07/2018 às 14h15

Com um aconchegante café da manhã, ocorrido hoje, 04, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o diretor-presidente do órgão Prof. Dr. Fábio Guedes, apresentou toda a estrutura da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC 2018.
A coletiva foi acompanhada por jornalistas de vários veículos de comunicação de Alagoas. Após o café, aconteceu o repasse das informações no auditório do local. A mesa foi composta por várias autoridades envolvidas diretamente com a organização do evento e também pelo secretário de comunicação de Alagoas, Ênio Lins, que fez questão de destacar a importância do evento. “Há quarenta anos a SBPC vem fazendo história não apenas para a ciências e para cultura, mas também para a democracia”, afirmou o secretário.
O evento acontece de 22 a 28 de julho na Universidade Federal do Alagoas, com a abertura na noite do dia 22, sendo realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A realização do encontro é fruto de diálogos propostos pela própria Fapeal, iniciados em 2015, que possibilitaram trazer o evento pela primeira vez à Maceió.
A ideia foi mostrar como o Governo de Alagoas vai participar da reunião anual, contando com a parceria de órgãos como: Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). Várias instituições de educação superior estão envolvidas com todo o processo do evento, inclusive o CESMAC, que foi representando pelo coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da IES, Prof. Dr. Giulliano Anderlini.
Segundo o diretor-presidente da Fapeal, Prof. Dr. Fábio Guedes, “Como é um evento de ciência, tecnologia e inovação é muito importante que todas as instituições que fazem parte do sistema, seja de educação ou não, façam parte desse processo. Sabemos que nem todas tinham condições de executar o projeto do evento, mas cada uma participa dando sua contribuição direta ou indireta, mas todas envolvidas em um único objetivo. Essa participação é importante e vai integrar a programação com seus professores e alunos e ainda mostrando o que está sendo produzido nos ambientes acadêmicos”, explicou.
Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o congresso inclui as seguintes atividades: Programação Científica, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), SBPC Jovem, ExpoT&C (mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e Dia da Família na Ciência. As inscrições para assistir a programação do congresso, com direito a certificado, podem ser feitas. Para outras informações acesse http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/
SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 100 sociedades científicas associadas e mais de 6 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.