Doação de cabelo ajuda autoestima de mulheres com câncer

Colaboradoras do CESMAC entregaram 165 mechas à Rede Feminina de Combate ao Câncer

27/04/2018 às 15h32

O inestimável trabalho da Casa de Apoio Lenita Quintella Vilela, mantida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, recebeu o reforço da solidariedade das colaboradoras, professoras e estudantes do Centro Universitário CESMAC.
Na manhã desta sexta-feira, 27, foram entregues 165 mechas de cabelo para confecção de perucas que serão entregues às mulheres com câncer que fazem tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. As doações e coletas foram realizadas durante o mês de maio nos campi de Maceió e na Faculdade Cesmac do Sertão.  A iniciativa partiu das próprias colaboradoras.
A queda de cabelo durante o processo de tratamento é um dos problemas que mais atinge a autoestima das mulheres, explica a coordenadora da Casa de Apoio, Eliane Machado Leite. “Elas ficam muito tristes e o uso da peruca traz de volta o sorriso, a alegria e reforça a esperança na cura e no renascimento dos cabelos. A doação dessas mechas é uma ação importantíssima no sentido de aumentar a autoestima delas”, ressalta Eliane, que aprendeu uma técnica especial de aplicação de cabelo em turbantes e toucas.
Emocionadas, as colaboradas do CESMAC, Edna Amorim e Gláucia Albuquerque, reafirmaram a satisfação em terem feito a doação e colaborar com o importante trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “É muito gratificante saber que posso ajudar outra mulher a recuperar sua autoestima e voltar a sorrir. É uma sensação maravilhosa e quero continuar ajudando como voluntária”, enfatiza Edna.
Marcada por falas carregadas de emoção, a entrega das mechas contou com a participação do reitor e do vice-reitor do Centro Universitário CESMAC,  Dr. João  Sampaio e Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, da psiquiatra Rosinete Medonça de Melo, representando o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, e da vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Jane Falcão.
Todos ressaltaram a importância da parceria entre as instituições, da solidariedade e do amor na luta contra o câncer. “Para enfrentar a doença um dos remédios mais eficazes é o amor ao próximo. E foi isso que as nossas colaboradoras demonstraram com essa doação”, evidenciou o reitor do Cesmac, Dr. João Sampaio.
Já o vice-reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto, destacou a vocação social das ações realizadas pelo CESMAC e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. “São instituições eminentemente alagoanas e engajadas na missão de promover melhorias para a nossa terra e o nosso povo. Esse é um gesto de muito amor feito pelas mulheres do CESMAC e que merece todo o nosso apoio e admiração”.
Rede de voluntários e parcerias
A participação ativa das instituições e da sociedade alagoana é o combustível que mantém a Casa de Apoio funcionando. São cerca de 120 voluntárias que atendem em média 40 pacientes que ficam na Casa de Apoio de segunda a sexta-feira. Além da hospedagem, alimentação, acompanhamento de quatro enfermeiras, eles recebem amor, carinho e atenção durante todo o tratamento.
“Muitos não querem voltar para casa nos fins de semana e ficam triste quando recebem alta. Não recebemos recursos de ninguém, tudo é feito através de doações e trabalho voluntário. Por isso é muito importante a parceria com uma instituição forte como o CESMAC”, ressaltou Jane Falcão, vice-presidente da Rede.
E não é só. A Casa de Apoio ainda distribui mais de 600 lanches diários nos setores de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, além de abrigar os pacientes de cidades do interior do Estado que precisam pernoitar em Maceió para realizar consultas e exames. “Também vamos até as comunidades carentes fazer palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Essa é a nossa missão e precisamos da ajuda de todos para continuar”.