Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Docente do CESMAC lança livro sobre Plantas Condimentares

Obra dispõe sobre o uso ideal de ervas e especiarias existentes no Brasil

Na última semana, o professor do CESMAC, Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães, integrante do Núcleo de Extensão, lançou o livro Contribuições Agronômicas ao Cultivo de Espécies Condimentares Utilizadas na Culinária Brasileira. A obra foi organizada pelo docente e por um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de São Paulo e dispõe sobre a importância das principais plantas condimentares do Brasil.
O livro é dividido em capítulos e cada um descreve o histórico de uma planta condimentar, a sua origem, os usos culinários, as atividades farmacológicas, a descrição botânica e a forma de cultivo ideal. A propagação, o manejo, a produtividade, a colheita e a pós-colheita de cada espécie também é fundamenta na obra. As espécies condimentares existentes no Brasil possuem uma importância histórica pela herança de povos, pois estão ligadas ao desenvolvimento da culinária brasileira. Na obra, são apresentados dois tipos de plantas, as nativas e as exóticas, que são aquelas que vieram de outros países e se adaptaram ao clima tropical e tiveram aceitabilidade da população brasileira. Outro dado importante que o livro destaca, é o potencial existe no uso de plantas condimentares, pois o manejo correto dessas ervas e especiarias como substituto do sal no tempero dos alimentos, pode interferir positivamente na saúde da população.
O evento oficial de lançamento aconteceu na loja de produtos naturais Erva Doce Erva e foi prestigiada por escritores, artistas, professores e integrantes da comunidade acadêmica do CESMAC.