A bicicleta sustentável, desenvolvida pelos estudantes do Núcleo de Robótica do Centro Universitário Cesmac, tem atraído a curiosidade do público da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC 2018. A Ecobike, como foi batizada pelos acadêmicos envolvidos no projeto, transforma a potência do movimento das pedaladas em carga elétrica capaz de recarregar a bateria de celulares.
Criada a partir de uma bicicleta comum, um alternador veicular padrão e uma estrutura que lembra uma pista de corrida, a Ecobike tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e, como consequência, manter o celular com carga total.
Além de trazer benefícios à saúde, também é possível utilizar a energia gerada pelo exercício para outro fim relevante, o que incentiva ao público participante interagir com a bicicleta. A Ecobike tem capacidade para carregar simultaneamente três celulares com carga total e a quanto maior a velocidade das pedaladas, maior a eficácia da recarga.
O Núcleo de Robótica, coordenado pelo professor Mozart de Melo Alves, planeja construir novas Ecobikes e distribuir nos campi do CESMAC. A intenção é estimular a prática de exercícios físicos entre os estudantes, enquanto conversam e carregam os celulares, tornando o ato de andar de bicicleta num hábito de vida.
Entre os benefícios de andar de bicicleta estão a redução do mau colesterol, o controle e a redução da obesidade, a prevenção de doenças cardíacas, além de melhorar condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse.