O Biomédico formado no Cesmac Lucas Pedrosa Souto Maior participou do Congresso Brasileiro de Microbiologia e de Microbiologia Ambiental, realizado de 22 a 25 de outubro deste ano, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
O evento científico debateu sobre as novas tecnologias e novidades no ramo da microbiologia como um todo. O egresso teve dois trabalhos intitulados: “Microbiological Quality f fish from the Estuarine Complex of the Mundaú-Manguaba Lagoon” e “Microbiological analysis of fresh ground beef commercialized in Maceió – Al”, aprentados no congresso.
Durante a programação o ex-aluno do Cesmac participou da roda de discursão sobre a reformulação da RDC n° 12, Resolução da Diretoria Colegiada, que atualmente determina os padrões de microrganismos nos alimentos. De acordo com Lucas, “o debate tratou das novas mudanças para os parâmetros microbiológicos referentes aos alimentos do país, como também propôs a inclusão de parâmetros ao mel na reformulação, principalmente do clostridium botulinum, pelo histórico de estudos demostrando a presença e o perigo quando consumidos por crianças menores de 1 ano de vida”, destacou.
Lucas também participou das palestras sobre os novos estudos da área alimentar, observou e iniciou conversas entre a indústria e a pesquisa microbiológica do Cesmac, com o intuito de trazer novos protocolos e métodos, mais rápidos e precisos, por meio da junção da academia e da indústria.
O evento também foi importante para possibilitar o acompanhamento dos estudos na área, principalmente na busca e relacionamento com os microrganismos ambientais e a saúde das populações e regiões, como também utilização dos mesmos seres na produção de energias renováveis e de atitudes de biorremediação.
O profissional destacou ainda, que participar de tantas atividades, conversas e palestras, na área de ensino, onde tecnologias e novas visões de ensino foram apresentadas, melhorando a percepção dos educadores sobre o ensino da microbiologia, é de suma importância para a formação dos futuros Biomédicos.
Disse ainda, que no geral o evento foi muito imprescindível, pelo fato de ter somado a oportunidade de entender melhor e aprimorar conhecimentos aprendidos no Mestrado Profissional em Sistemas Ambientais, como também levar a minha vivência e da pesquisa em Alagoas, para o Brasil e o Mundo.
Todo esse processo aconteceu numa parceria entre os cursos de Ciências Biológicas, Nutrição, Biomedicina e o Mestrado Profissional em Sistemas Ambientais, por meio de uma equipe multidisciplinar, que atua na área.