
01/12/2015 às 09h40
Em função da busca pela criatividade do ‘engenhar’, produzir e executar elementos construtivos, dentre eles as estruturas denominadas de pontes, o curso de Engenharia Civil do Cesmac realizou o “Concurso de Pontes de Palitos de Picolé”.
A atividade já faz parte do calendário da graduação e tem como objetivo aplicar a carga máxima admissível ou suportada pela estrutura construída pelos estudantes, conforme cumprimento de edital, onde constam as especificações de materiais e o processo de construção. A ação aconteceu no 1º andar do Campus II – Doutor Alberto Antunes e também nos laboratórios do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas.
O concurso foi realizado na disciplina de Introdução a Engenharia Civil, ministrada pelo professor Emerson Acácio. Os grupos de estudantes foram desafiados a unir conhecimentos para produzir um projeto simples, que representasse uma ponte de palito de picolé, contando com duas fases: exposição e rompimento das pontes.
O produto vencedor resultou em uma estrutura com menor peso e maior resistência. Segundo a professora Rosineide Honorato, coordenadora do curso de Engenharia Civil, “o mérito só pode ser alcançado com a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos sobre estruturas. É importante destacar, que o concurso promoveu criatividade, competitividade e trabalho em equipe nos universitários com aplicação dos conceitos obtidos em sala de aula”, explicou.