
13/07/2016 às 13h51
Os graduandos do curso de Medicina do Cesmac, que integram o Projeto de Pesquisa sobre Caracterização da Resposta Imune em Sistemas Biológicos, desenvolvido pela professora doutora Cristiane Monteiro da Cruz, na disciplina Mecanismo de Agressão e Defesa, participam, durante o mês de julho, de treinamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O trabalho é focado no estudo de “Técnicas de Imunobiofísica e Diagnóstico Imunológico”, ministrado pela docente em conjunto com os doutores Hercules de Souza e Pedro Muanis Persechini. As aulas acontecem no Laboratório de Imunobiofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na UFRJ.
O doutor Pedro Muanis Persechini, chefe do Laboratório de Imunobiofísica e orientador da professora Cristiane, recebeu os universitários dos quarto e quinto períodos de Medicina do Cesmac: Aloysio Madeira Netto, Fernanda Pacheco, Maysa Alencar , Pollyanna Cotrim e Sarah Coelho, durante aulas de pós-graduação para o treinamento de técnicas de diagnóstico como a citometria de fluxo, durante o processo inflamatório mediado por receptores de nucleotídeos.
Os doutores Hercules e Cristiane ministram curso prático para os graduandos do Cesmac, junto aos estudantes de graduação dos cursos de Biofísica e Nutrição da UFRJ.
De acordo com a professora Cristiane Monteiro da Cruz, "o objetivo do curso é inserir os futuros médicos no ambiente da pesquisa científica e elucidar as técnicas de diagnósticos utilizadas rotineiramente na clínica para caracterização do câncer, infecção, inflamação, entre outras. Além de torná-los mais autônomos e conscientes das metodologias de diagnósticos disponíveis", concluiu a docente.