Estudantes de Nutrição orientam consumidores em Supermercado

A ideia foi desmistificar o valor nutricional dos alimentos.

07/12/2017 às 12h54

Cerca de 60 estudantes do curso de Nutrição do Cesmac participaram da ação intitulada: “Nutrição em Ação”. A campanha faz parte da prática, que leva orientação direto para os consumidores. A iniciativa aconteceu no Supermercado Unicompra e teve o objetivo também de reforçar ainda mais a formação do graduando.
A atividade foi desenvolvida na disciplina de Técnica Dietética I, no terceiro período, e foi orientada pelas professoras Giane Aquilino e Eliane Costa. De acordo com a docente Giane, a ação externa é importante para ambos os lados. “Essa atividade já pode ser considerada de extensão e visa sobretudo o bem estar dos consumidores e aprendizado para os estudantes. A ideia é desmistificar o valor nutricional dos alimentos e chamar a atenção para a leitura dos rótulos e outras informações importantes para uma alimentação saudável”, explicou.
A ação também teve o objetivo de orientar o público sobre a composição nutricional dos alimentos para garantir uma escolha mais adequada dos alimentos. A iniciativa também serviu para embasar uma pesquisa sobre as preferências alimentares desses consumidores para ajudar a traçar um perfil, que serve para outros estudos e reflexos positivos para sociedade.
Ainda de acordo com a professora Giane, “é fundamental levar o estudante para a prática real para que ele já sinta e saiba como se posicionar e se relacionar com o seu futuro cliente”, concluiu.

Outra atividade
Paralelo a ação com o terceiro período, as estudantes de estágio, que fazem o sétimo período de Nutrição, Cintia Cavalcanti e Bruna Laís estavam também orientando ao público. A atividade integra a disciplina de estágio em Unidade de Alimentação e Nutrição e levou uma campanha de informação sobre o consumo de antioxidantes e modelação lipídica.
“Atualmente a obesidade tem crescido e esse tipo de orientação é imprescindível. Estamos dando informações sobre valor nutricional, gordura saturada e insaturada, além de chamar a atenção para o consumo dos antioxidantes, que funcionam como ‘detergente’ fazendo uma limpeza”, explicou Cintia Cavalcanti.