Gincana Atualiza VET movimenta curso de Medicina Veterinária

Atividade promoveu aprendizado, solidariedade e muita integração.

06/04/2018 às 11h00

A graduação de Medicina Veterinária do Cesmac realizou a segunda edição da Gincana intitulada Atualiza VET. O objetivo da ação é integrar temas de conhecimento gerais e atuais, por meio de atividades dinâmicas e cooperativas, proporcionando ainda integração entre os estudantes e professores.
A equipe responsável pela atividade integra o Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso, composta pelos docentes: Alice Azevedo – coordenadora da graduação, Muriel Pimentel - coordenadora da Clínica e Fazenda Escola, Isabelle Bastos, Gilsan Aparecida, Vilma Cruz, Kézia Santos e Saulo de Tarso. Já a organização ficou com Kézia dos Santos Carvalho, Maria Vilma Rocha Andrade Cruz e Saulo de Tarso Gusmão da Silva.
O evento foi pensado entendendo a importância de levar aos graduandos atualizações para contribuir com uma formação profissional generalista e em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs. A Gincana tem caráter interdisciplinar com vistas a expandir conhecimentos indispensáveis à compreensão dos fluxos que estruturam a sociedade global, ao seu aprimoramento e integrar áreas da Medicina Veterinária.
A proposta da programação é integrar instrumentos lúdicos, proporcionando uma atividade prazerosa, mas também educativa, como meio facilitador do compartilhamento de informações, além de fomentar o aprender a: conviver, fazer, pensar e ser, focados no empreender, transcender e construir saberes.
O evento teve ainda o intuito de despertar o espírito de cooperação e competição, valorizar e estimular os discentes nos aspectos intelectuais, desenvolver criatividade, agilidade e dinamismo entre, provocar reflexão dos discentes sobre temas de conhecimentos gerais e estimular os docentes à utilização de metodologias diversificadas e criativas como auxílio ao desenvolvimento integral nos domínios cognitivo, afetivo, psicomotor e social.
As equipes tiveram padrinhos e madrinhas previamente determinado pela Comissão Organizadora/NDE, que foram responsáveis pela coordenação e acompanhamento das tarefas. Cada grupo escolheu de forma conotativa uma espécie animal para caracterizar.
As etapas da Gincana contaram com atividade como: dissertação sobre “Direito das minorias”, construção de charge crítica e reflexiva sobre “Os novos problemas da privacidade na internet”, promoção de ação comunitária sobre “Febre Amarela”, ação solidária com “Doação de alimentos”, paródia musical sobre o tema “Violência e segurança”, atividades desportivas e Minha Mãe “é o Kara”. Teve também Quiz com a seguinte estrutura:
  • Meio Ambiente: Aquecimento global, Combustíveis alternativos, Energia atômica;
  • Super Bactérias: Imunologia, Patologia, Terapêutica;
  • Étnico Racial: Estado Islâmico, Refugiados, Racismo, Xenofobia, Violência obstétrica e
  • Agronegócio no Brasil e no mundo.
De acordo com Giovana Patrícia, madrinha da equipe “Gato”, mas que faz questão de destacar que sua fala poderia ser também a dos outros padrinhos e madrinhas pelo sentimento que ficou em todo os participantes do evento. "O que ganhamos com essa gincana foi muito além de uma brincadeira por pontos, nós geramos valor de uma proporção que ninguém imaginava! Toda Medicina Veterinária do Cesmac conseguiu toneladas de alimentos que foram divididos para doação em duas instituições”, declarou.
Giovanna afirmou ainda “que o trabalho da sua equipe foi muito bem liderado pela dupla Renato e Isabele, que seguiram perfeitamente as coordenadas repassadas, dividindo equipes, orientando, cobrando e também aguentando e superando os desafios. Todos que se envolveram são merecedores de reconhecimento, pois as etapas concluídas foram maravilhosas”.
Fotos: Luciano Gomes dos Santos e Muriel Pimentel.