Gincana de Biomedicina Cesmac chama a atenção para a solidariedade

29/09/2015 às 20h50

O curso de Biomedicina promoveu mais uma edição da Gincana Acadêmica, Cultural e Recreativa, que já faz parte do calendário de ações do Cesmac. A edição da atividade reforçou ainda mais a formação acadêmica voltada para produção de conteúdos, envolvimento com as disciplinas e também entre os universitários, além da solidariedade com a arrecadação de alimentos e cadastro de doadores de medula óssea.

O tema da gincana foi “Sustentabilidade e Saúde Pública”, o que possibilitou aos estudantes o aprofundamento em temáticas como: Biotecnologia, Biomedicina de Análises Clínicas, Ambientais ou Bromatológicas; Biotecnologia e Reprodução Humana. A ação também teve o objetivo de reforçar os conhecimentos interdisciplinares nas áreas da gestão de serviços de saúde, além de estimular práticas de sustentabilidade na formação do biomédico.

A organização foi feita por uma equipe de professores incluindo as docentes Márcia Raquel Cedrim e Aryanna Kelly Souza. De acordo com a professora das disciplinas de Imunologia Clínica, Biologia Celular e Molecular e Vivência III, Fabíola Brito, “a gincana teve como principal objetivo a integração entre os períodos do curso de Biomedicina do Cesmac. A ação aproximou ainda mais os estudantes e também os professores em um verdadeiro sentido de unidade e isso fortalece qualquer graduação”, explicou.

A gincana no Cesmac também foi voltada para a solidariedade com o cadastro de doadores de medula óssea e arrecadação de alimentos. No total, foram feitos mais de 80 cadastros e doadas quase 150 cestas básicas.

As arrecadações já foram entregues no Abrigo Santo Antônio e também seguirão para a Clínica de Reabilitação Anjos de Resgate, ambas no bairro do Village Campestre II. Ainda serão beneficiadas a Associação dos pais e amigos dos leucêmicos de Alagoas (Apala), no Farol e o Abrigo Luiza de Marillac, em Bebedouro.

Segundo o coordenador do curso professor Raphael Souza Pinto, “um dos destaques é que a atividade continuou reforçando o sentido da formação voltada para a solidariedade. Esse aspecto é de suma importância para que o universitário tenha consciência do seu papel na sociedade como Biomédico”, concluiu o docente.