I Ciclo de Palestras de Libras - A inclusão do surdo no Ensino Superior: Quando a inclusão acontece

23/05/2017 às 09h33

Os objetivos do Ciclo são:  apresentar a profissão de tradutor e intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas especificidades nas diversas áreas de atuação , como parte da grade curricular dessa disciplina; Discutir acerca de suas atribuições e atuação no âmbito escolar na inclusão do aluno surdo e as mudanças necessárias para que este trabalho seja referencial na educação inclusiva; Apresentar o atendimento educacional especializado para o aluno com surdez.
 Segundo Matheus Mineiro, surdo, do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia, “com a promulgação da Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002, a Libras foi reconhecida como sendo segunda língua oficial do país, todavia isso não significou a sua aplicação na prática. Uma das dificuldades foi a inserção demorada e superficial dessa língua como disciplina obrigatória no currículo de formação de futuros professores. Em 2010, ocorreu a regulamentação da profissão de tradutor – intérprete (TILS), através da Lei 12.319/2010. Desde então a sociedade passou a enxergar o tradutor-intérprete como um profissional, não mais como um trabalhador voluntário. Mas, somente a presença do intérprete na sala de aula, não garante, por si só, o sucesso educacional do surdo. Trata-se de uma questão pedagógica que precisa ser repensada, pois a aula pensada para quem ouve, precisa também ser planejada para os surdos”.
  O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de maio das 19h às 22h horas, no Campus IV do Cesmac, que fica localizado na rua Prof. Ângelo Neto, s/n, Farol (antigo Colégio Guido). Tendo como público alvo os estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Administração, Serviço Social, Profissionais da Educação e interessados na Disciplina, a palestra tem como coordenadora, a Profª Delma Holanda de Almeida do Curso de Ciências Biológicas. Segundo o Portal Acessibilidade Brasil, em se tratando de atender ao aluno com sudez ou deficiência auditiva no Brasil, a realidade aponta para uma só solução: o bilinguismo Língua Portuguesa e Libras.
Clique aqui e inscreva-se.