II Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Saúde Integral da Mulher - LASIM/CESMAC

Liga abrange as três modalidades de aprendizado

18/05/2018 às 13h39

A LASIM é um projeto extensionista, criado em 14 de setembro de 2016 por nove acadêmicos de Medicina do Centro Universitário CESMAC, coordenado por docentes, tendo como tutor o professor Luciano José Ramos Pimentel Santos.
Dedicados a aprofundar o estudo da saúde da mulher, integralmente, a fim de aprimorar a formação, estimular a busca do conhecimento, fomentar projetos científicos e principalmente estreitar a relação médico-paciente.
A Liga abrange as três modalidades clássicas de aprendizado de forma primorosa. Na área de Ensino, há reuniões quinzenais, sobre assuntos teóricos e práticos relacionados à Ginecologia e Obstetrícia.
Na Pesquisa, os alunos interessados se unem sob coordenação dos tutores para elaboração de trabalhos; nesse domínio houve premiação em 2 trabalhos dos 6 aprovados no ano de 2018 na III Jornada Alagoana de Ultrassonografia da SBUS/AL.
Enquanto na Extensão, os ligantes vivenciam ambulatórios de ginecologia e plantões em diversas maternidades de Alagoas, que abrangem gestações de baixo e alto risco; nessa área há também em destaque a elaboração do evento Outubro Rosa voltado para ações de prevenção e promoção em saúde: em 2016 associou-se ao Estágio Integrado do Centro Universitário CESMAC e em 2017 a Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (LAGOM).
O II Curso Introdutório da LASIM foi realizado ontem, dia 17 de maio, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa. A diretoria e seus membros organizaram esse evento para 150 acadêmicos envolvendo palestras sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher, como: Hemorragias na Gestação – Dr. José Lopes da Silva Filho; Síndrome do Ovário Policístico – Dr. Antonio Carlos Moraes; Dor Pélvica Crônica e Endometriose – Dr. Alberto Sandes e Pré-eclâmpsia – Dra. Isabela Agra.
Houve homenagens à diretoria que está se despedindo, onde a Presidente da LASIM, Emanuelle Cantarelli, tomou a frente e foi procedida por uma surpresa emocionante dos Vice-Coordenadores: Dra. Sylvya Marques e Dr. Robério Garbini e finalizada pelas belíssimas palavras do Coodenador Geral: Dr. Luciano Pimentel.
Além disso, os organizadores contaram com a ajuda de diversos patrocinadores. A Liga Acadêmica de Saúde Integral da Mulher agradece a todos os presentes, palestrantes e patrocinadores e aguarda ansiosamente por todos os acadêmicos que estavam presentes no evento na sua segunda seleção de membros que ocorrerá no dia 24 de maio de 2018 às 19h no Auditório da Farmácia Escola do Centro Universitário CESMAC.