III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (SIPES) recebe 13 trabalhos do curso de Educação Física CESMAC

11/12/2018 às 12h57

Os acadêmicos do curso de educação física estão representando o Centro Universitário com 13 trabalhos no III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (SIPES), em Porto de Galinhas, Pernambuco.
O Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde (SIPES) é um evento científico bianual que congrega pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde a fim de cumprir dois objetivos principais: debater diretrizes e estratégias de pesquisa para promover o avanço do conhecimento no tocante à inter-relação “estilos de vida - saúde”; e, reduzir o hiato entre a ciência e a prática da intervenção em saúde pública a partir da promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis.
A primeira edição do SIPES foi realizada em 2014 e focalizou um tema prioritário da Política Nacional de Promoção da Saúde, a saber: “Pesquisa e intervenção em atividade física e saúde em diferentes contextos”. Na segunda edição, realizada em 2016, o tema central do evento foi “Estilos de vida e eventos sanitários contemporâneos em saúde pública”.
E agora na terceira edição do evento, promoção de estilos de vida saudável como estratégia para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da saúde pública.
Apresentação de trabalhos - O curso de educação física teve 13 trabalhos aprovados sob a diversas temáticas que envolvem hábitos saudáveis e práticas corporais. De acordo com o professor Vitor Fabiano, coordenador do curso, esses trabalhos são fruto das orientações de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão.  "É de fundamental importância reconhecer as produções científicas no âmbito do curso, favorecendo a inovação no tocante as diversas estratégias, seja na intervenção específica do curso ou nas ações interdisciplinares."
Seguem os trabalhos que estão sendo apresentados no III Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (SIPES):
ANÁLISE DA RESPOSTA AGUDA DO USO DA CAFEÍNA NOS ESPORTES DE COMBATE
COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E FLEXIBILIDADE EM MULHERES DE MEIA IDADE FISICAMENTE ATIVAS E INSUFICIENTEMENTE ATIVAS.
COMPARAÇÃO DA RESPOSTA AGUDA DA FREQUÊNCIA CARDIACA APÓS UMA AULA DE CROSSTRAINING OU JUMP
EFEITO AGUDO DA DANÇA SOBRE A PERCEPÇÃO DE HUMOR EM MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS
EFEITOS CAFEÍNA SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM UMA TAREFA COM DEMANDA ATENCIONAL SOB FADIGA MENTAL
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E FREQUENCIA CARDIACA EM ADULTOS COM SOBREPESO E OBSESOS
EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E FLEXIBILIDADE EM MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS
FORÇA DE PREENSÃO MANUAL ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES OCUPACIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO
INFLUÊNCIA DE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS DO YOGA NA ANSIEDADE E AUTOCONFIANÇA EM MÚSICOS
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA
PERFIL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE INSTRUTORES DE DANÇA COLETIVA (FIT DANCE E ZUMBA) EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
RESPOSTAS HEMODINÂMICAS DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA CAMINHADA COM E SEM INTERVENÇÃO DE CÃES TERAPEUTAS
Fonte: Coordenador Vítor Fabiano