Inauguração dos Laboratórios de Anatomia Dr. Antenor Teixeira Leal

16/08/2017 às 09h33

O Centro Universitário Cesmac inaugurou no dia 15/08, mais 8 Laboratórios de Anatomia. O conjunto de Laboratórios recebeu  o nome do patologista-chefe da Santa Casa de Misericórdia de  Maceió, Dr. Antenor Teixeira Leal , médico reconhecido no Brasil e no exterior por sua expertise na área de histopatologia e por sua participação em inúmeras pesquisas internacionais.
A indicação do nome foi do magnífico Reitor, Dr. João Sampaio Rodrigues Filho, que em sua fala, lembrou que quando teve um diagnóstico de saúde desfavorável, foi para São Paulo e o médico de lá, praticamente o desenganou dizendo que o grau de sua doença era muito mais grave do que foi diagnosticado. Dr. João Sampaio, após o susto inicial, lembrou que Dr. Antenor Teixeira nunca havia errado e, após a cirurgia, o médico responsável pediu desculpas e disse que o exame anterior ( do Dr. Antenor Teixeira) era o que estava certo. Com essa fala o Reitor confirmou a excelência do patologista alagoano, citou a presença da filha do médico , Dr.ª Rosileide Teixeira que segue os passos do pai e já está na Santa Casa de Misericórdia.
A cerimônia de inauguração contou com a participação de várias personalidades da área da saúde e da educação em Alagoas,  como o Dr. Marcelo Teixeira, Dr. Marco  Davi Lemos, Dr. Fábio Gomes da Fapeal, a radialista Floracy Cavalcante (entre muitos jornalistas e radialistas presentes).
O provedor da Santa Casa de Maceió, Dr. Humberto Gomes, falou da consideração dessa homenagem, compartilhada com a Santa Casa de Maceió e lembrou que o Dr. Antenor Teixeira faz parte da Academia Alagoana de Medicina.
O Conselheiro da Fejal e médico cirurgião da Santa Casa de Maceió, Dr. Renato Rezende, enalteceu o homenageado e falou do pioneirismo e do compromisso do Cesmac, oferecendo aos seus alunos o que há de melhor. "É baseado nos laudos de diagnósticos altamente complicados feitos por médicos como Dr. Antenor, que nós cirurgiões, podemos decidir o tratamento do paciente."
Em sua fala, Dr. Antenor Teixeira Leal, disse estar muito emocionado, e em sua simplicidade, agradeceu a todos.  Falou do orgulho que tem da filha que é  hematopatologista, que concorrendo com candidatos de todo o Brasil, obteve a nota 10.
Os laboratórios contam com mesas digitais para ensino de anatomia, únicas entre os cursos de medicina públicos e privados do Estado. Equipamento de ponta considerado o mais moderno instrumento de trabalho desta área de ensino. “Investimos numa mesa tridimensional que é uma das poucas existentes no País”, destacou o Vice_Reitor professor Douglas Apratto Tenório, enfatizando a preocupação da instituição em oferecer ensino de alto nível, focada na tecnologia, mas também na qualidade do seu corpo docente, todo constituído de mestres e doutores e com incentivos à qualificação permanente nas mais diversas especialidades.
Os investimentos feitos, que ultrapassam mais de R$ 2 milhões, referenciam o curso entre os demais do Nordeste e demonstram o empenho do Cesmac em manter um curso de excelência na área da saúde.