Laércio Monteiro escreve sobre “A Saga do Sofrimento Humano”

Obra analisa sofrimento do Patriarca Jó e do Rabino Harold Samuel Kushner.

14/03/2018 às 12h23

O escritor Laércio Monteiro e também Pró-Reitor Financeiro do Centro Universitário Cesmac, lançou, na noite da última quarta-feira, 07, o livro “A Saga do Sofrimento Humano”. O lançamento aconteceu na Igreja Batista do Farol, que tem como dirigente o Pastor Roberto Amorim de Menezes.
A publicação, feita pela Editora Cesmac, traz reflexões sobre os sofrimentos do Patriarca Jó e do Rabino Harold Samuel Kushner. “Fui incentivado por minha esposa, minhas filhas e netas, além do meu amigo pastor Marcos Viana Agra, a escrever sobre o sofrimento de Jó. Comecei relatando meus sofrimentos pessoais, mostrando a atuação de Deus em minha vida, mesmo nas horas de maior dificuldade”, afirmou o escritor.
O autor escreve a partir do ponto de vista de um pesquisador e religioso, evangélico e batista, mas contribui para os estudos da disciplina e área de pesquisa convencionalmente chamada de História das religiões. Ainda segundo especialistas, o conceito de sofrimento cristão influenciou os temas e convenções de movimentos artísticos importantes do século XIX, como o Romantismo europeu, de que a obra O gênio do Cristianismo, de Chateaubriand, foi importante exemplo, substituindo a retórica e motivos clássicos do paganismo.
No Brasil, no século XX, Guimarães Rosa escreve a novela A hora e a vez de Augusto Matraga, cujo protagonista tem um percurso de queda e redenção, inspirado na história de Cristo. “Pelas mãos de Laércio, um pouco da Bíblia, do mundo e de nós. E a certeza que todos aprendemos com ele a dureza e a experiência redentora do sofrimento humano”, declarou a professora doutora e também escritora Vera Romariz.
Informações sobre o livro e outras obras da Editora Cesmac pelo telefone: 3215-5094 ou pelo e-mail: editoracesamc@cesmac.edu.br.