Maestro do Cesmac continua estudos em mestrado na área de regência

Luiz Martins foi aprovado em 1º lugar no mestrado em Portugal.

31/08/2017 às 15h30

O maestro Luís Martinz foi aprovado, em 2016, em primeiro lugar para fazer o mestrado em Regência Coral, na Universidade de Aveiro . Sempre em busca de se aprimorar, está a frente do Coral do Cesmac a 10 anos, onde vem desenvolvendo um trabalho reconhecido e de excelência.
A Universidade de Aveiro é reconhecida como uma das melhores universidades de Portugal, tem um nível elevado e uma avaliação muito boa no ranking mundial . Em entrevista o maestro disse: " sempre procurei melhorar e aprimorar meus estudos e achei na Universidade de Aveiro uma oportunidade muito boa. Não tenho outra palavra que não seja gratidão, pois se não fosse o Cesmac eu não teria condições de fazer esse mestrado. Em vários aspectos, tanto em manter o meu cargo na Instituição enquanto eu estive estudando, quanto o investimento que o Cesmac fez na minha carreira. E além disso, toda a experiência profissional que eu acumulei aqui na IES contou no mestrado, tanto que fui dispensado de algumas matérias em função de já ter essa experiência anterior. Em tempos tão difíceis que estamos vivendo no Brasil, a Instituição teve a sabadoria de investir no seu profissional. Meu agradecimento ao vice-reitor Douglas Apratto e a pró-reitora de extensão, professora Vera Romariz é imenso".
O maestro ficou um ano em Portugal e voltou para escrever a tese de conclusão. Em maio do próximo ano, ele deverá voltar a Universidade de Aveiro para apresentá-la. Antes de ir, ele pesquisou muito sobre a cidade, que é conhecida como a Veneza portuguesa, e sobre a universidade, onde foi muito bem recebido pelas pessoas e pela instituição.
Seus estudos foram conduzidos pelo professor António Vassalo, reconhecido pelo seu vasto currículo, que o fez pesquisar bastante. Teve aulas também com a professora de canto Isabel Alcobia, soprano que fez turnês com José Carrera e é uma referência no mundo. O time de professores é todo constituído de doutores e as tradições acadêmicas são muito grandes.
"O respeito que o português tem pela universidade é muito grande, ela faz parte da vida da comunidade. As famílias se reúnem nos jardins do campus para conviver, levam as crianças para,desde cedo, criar laços com o ambiente".
De volta ao Coral do Cesmac, agora como mestrando, o maestro assumiu também a Orquestra Filarmônica de Alagoas. O Coral irá participar do encontro de corais intitulado Festival Nordeste Canta-te Internacional que será em outubro.