Mutum, ave símbolo de Alagoas, é reintroduzido na natureza

"O mutum está aí, vivo, salvo, pronto para ser conhecido pelas pessoas”.

25/09/2017 às 16h22

Aconteceu sexta-feira (22), no Centro de Educação Ambiental Pedro Mário Nardelli, localizado na Usina Utinga, em Rio Largo, a reintrodução de um casal da ave, após décadas sem registros do pássaro na Mata Atlântica alagoana. O vice-reitor do Cesmac, Dr. Douglas Apratto Tenório, esteve presente no evento junto com os responsáveis pelo  Núcleo de Robótica da universidade, Arquiris Ferreira e Mozart de Melo,  que levaram um robô da ave, criado para ser exposto na 69ª edição da  SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ocorrida este ano em Belo Horizonte.
A ave só não foi extinta por causa da ação do ambientalista Pedro Nadelli, que levou três casais do Estado há 43 anos. Hoje, eles são pouco mais de duzentos em outros criadores particulares, que também funcionam como centros de pesquisa, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
O Mutum, que é considerada uma espécie em extinção, foi decretada pelo governador Renan Filho, a ave símbolo de Alagoas.
Um casal da ave foi colocado em um viveiro de 400 metros quadrados. Haverá um processo de adaptação até que a espécie possa ser reintroduzida  na mata atlântica. Todo o processo para a volta do Mutum para Alagoas começou em 1998, com ações para a preservação das reservas de Mata Atlântica no Estado. A ideia e o projeto vieram de Fernando Pinto, do Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).
No próximo ano, o espaço deverá ser aberto ao público, se transformando em um centro de educação ambiental. “Vejo esse momento como um símbolo, como um marco. O mutum está aí, vivo, salvo, pronto para ser conhecido pelas pessoas”, declarou Nardelli, após relatar seu feito de salvação da espécie na década de 1970.
Os dois principais responsáveis pela preservação do Mutum, Pedro Nardelli e Roberto Azevedo, receberam uma homenagem pelo trabalho. Na oportunidade, também foi assinado um termo de comodato com a Usina Leão, para que o espaço se torne área de proteção ambiental.