NAFRI promove ação em comunidade quilombola em Santa Luzia do Norte

O objetivo foi trabalhar a prevenção, com informações e atendimento para a população afro

14/05/2018 às 11h02

O Núcleo Acadêmico Afro e Indígena do Cesmac (NAFRI) e os representantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Direito, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Pedagogia, realizaram atividades com crianças, adultos e idosos na comunidade Quilombola do município de Santa Luzia. A ação aconteceu no último dia 11 de maio.
As ações tiveram como objetivo trabalhar a prevenção, levando informações para a população afro, com o diagnóstico e encaminhamento para as providências necessárias nas clínicas do Cesmac.
Todos os professores e acadêmicos se mobilizaram desde às 5h da manhã e ansiosos saíram do campus I às 7h com destino à comunidade. Por volta das 8h foram recebidos pelas lideranças, especialmente a presidente, Tota, que cuidou de tudo muito carinhosamente.
A comunidade acolheu discentes e docentes com café da manhã na sede da Associação, denominada de Senzala, servindo produtos típicos. Ao término, Tota deu início a abertura, demonstrando sua felicidade e, ao mesmo tempo, agradeceu ao coordenador do NAFRI, professor Jorge Vieira, aos professores e acadêmicos do Cesmac.
O prefeito José Alberto Hermenegildo  disse da importância da ação e passou a fala para o professor Jorge Vieira, firmando o compromisso sobre o convênio com o curso de Medicina do Cesmac. O professor finalizou resgatando o trabalho de pesquisa com as comunidades. Logo após as falas, os professores e acadêmicos iniciaram o trabalho, tão importante, de atendimento que aconteceu até às 13h.