Núcleo de Robótica do Cesmac participa de evento internacional na área

“Conferência de Robótica”, em Curitiba, no Paraná.

06/12/2017 às 13h43

O encontro de nível internacional aconteceu em Curitiba (PR). Os integrantes do Núcleo de Robótica do Cesmac apresentaram o Projeto do Robô Submarino na Mostra Nacional de Robótica, uma das atividades que integrou a “Conferência de Robótica” - maior evento de robótica na América Latina.
O objetivo do veículo subaquático é auxiliar pesquisadores a controlar o crescimento desordenado do coral sol. Esse dispositivo deve proporcionar aos pesquisadores agilidade nas buscas e exibição de dados, além de contribuir no controle do crescimento dessa espécie, e a preservação das demais, com as informações colhidas pelo robô.
As peças do submarino estão sendo desenvolvidas utilizando a impressora 3D. A automação é feita utilizando a plataforma Arduino, que permite o desenvolvimento de soluções de baixo custo. O coral sol é um animal cnidário (do mesmo grupo das águas-vivas e anêmonas) que se reproduz de forma assexuada, e que provoca a extinção dos corais nativos, podendo reduzir a oferta do pescado a longo prazo.
De acordo com o orientar e coordenador do Núcleo professor Mozart de Melo Alves, “o trabalho fez sucesso no evento. A troca de experiência que acontece nesses ambientes é magnífica, pois levamos e também recebemos uma rica gama de conhecimento sobre o que tem sido foco de pesquisas nas outras instituições do país”.
O docente destacou ainda, que a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Cesmac está em um nível bastante elevado. “O nosso Núcleo está produzindo estudos avançados e equivalentes ou melhores aos que têm sido feitos pelo Brasil. Além disso, foi muito bom acompanhar trabalhos internacionais como do México e Argentina, por exemplo, e saber que estamos no caminho certo”, concluiu.