Palestras marcam a 1ª Semana de Enfermagem no Cesmac

O evento que vai até o dia 20, conta com a participação do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)

15/05/2018 às 10h53

Teve início na manhã do dia 14, na Galeria de Artes Fernando Lopes do Cesmac, a 1ª Semana de Enfermagem Alagoana (Senfa). Com a presença maciça dos estudantes, a palestra de abertura teve   a fala do presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Corem – Al, Dr. Renné Cosmo da Costa, com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar” e “A saúde é um direito humano”.
Ainda pela manhã, a palestra da Drª Alessandra Nascimento Pontes, teve como conteúdo os efeitos na melhoria da qualidade dos cuidados, dentro do tema “Liderança Transformacional na Enfermagem”. Logo após,Nairon Vasconcelos, palestrou sobre Ética e Enfermagem: vivência deontolôgica da enfermagem". Encerrando as atividades da manhã, Maria José Ribeiro Sampaio  discursou sobre a competência da equipe de enfermagem e suas relações na saúde e desenvolvimento humano.
A programação continuou pela tarde no Cesmac com as palestras:Instrumentos básicos para cuidar; Sistematização da assistência de enfermagem; Práticas de liderança em enfermagem; Enfermagem em defesa da saúde como direito constitucional; Percepção dos técnicos e auxiliares de enfermagem sobre o estilo de liderança do enfermeiro e os cuidados de enfermagem e o exercício dos direitos humanos.
A aluna Herica Lima, 8º período do curso , disse: "gostei muito das temáticas abordadas, visto que o enfermeiro exerce um papel de liderança e isso precisa ser sensibilizado desde a graduação. Além das palestras pertinentes ao nosso exercício profissional, a oportunidade de apresentar trabalhos acadêmicos é sempre muito atrativa ao estudante e acredito que é preciso aproveitar essas oportunidades para, cada dia mais, aprimorar a prática científica".