Parceria entre Cesmac e Secretaria Municipal de Saúde

Iniciativa oferece Curso de Inclusão Digital para Idosos.

10/04/2018 às 14h41

Uma parceria entre o Cesmac e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, da Coordenação Geral de Atenção Primária e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está promovendo o Curso de Inclusão Digital para Idosos.
A abertura aconteceu na tarde de ontem, 09, no auditório do Laboratório Escola de Farmácia do Cesmac. A programação lotou o local, que recebeu os 29 alunos da primeira turma do curso, contou com aquecimento e muita dança, já colocando o idoso no clima da interação. O objetivo é promover a inclusão digital da pessoa que se encontra na terceira idade, contribuindo com a inserção social e desenvolvendo um modelo de capacitação em tecnologia digital para apoiar o aprendizado e interação do idoso.
Teve ainda a mesa de honra, que contou com a presença da professora Maria do Desterro da Costa e Silva – Coordenadora do Núcleo de Apoio Discente, representando a Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Graduação (PROAG - Cesmac), o professor Brancildes Galdino – Diretor do Projeto Crescer, professora Célia Torres – representando o Cesmac Integrado, Virgínia dos Anjos – Gerente Geral do Distrito Sanitário, Berto Gonçalo – Coordenador Geral do Projeto e José Oséas de Oliveira Filho – Coordenador Técnico do Projeto e professor que vai ministrar as aulas.
A Diretora de Atenção à Saúde Maria Lucélia da Hora Sales, prestigiou o evento e destacou a importância e o valor desse trabalho em conjunto com órgãos públicos e instituições particulares, promovendo a saúde do idoso. Além disso, a Gerente do 3º Distrito Sanitário Chrisney Messias, também marcou presença. A intensa procura pelo curso já demandou uma lista de espera para a segunda turma.
De acordo com Berto Gonçalo – Coordenador Geral do Projeto, “a iniciativa é importante para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos. A parceria com o Cesmac, com certeza, vai gerar também outros frutos positivos”, afirmou.
A organização da abertura foi feita por professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, que também apresentaram uma encenação com tema “A Importância da Inclusão Digital para o Idoso”. O momento também marcou a conclusão do estágio dos alunos dessas graduações no Projeto Crescer.
O curso atende aos idosos do Projeto Crescer e da Comunidade Vila Redenção, que são atendidos pela Equipe 7 do NASF/SMS, na Unidade Docente Assistencial (UDA- Cesmac). As aulas serão iniciadas na próxima quinta-feira, 12, no Laboratório de Informática do curso de Direito – Campus III, das 14h às 17h.