Pesquisa de Mestrado analisa cuidadores de pacientes com câncer

Estudo apresenta realidade de pessoas em tratamento radioterápico

20/06/2018 às 14h36

A dissertação de mestrado da Assistente Social, Karine da Silva Santos, traz um alerta para a realidade oncológica das unidades e hospitais que tratam pacientes com câncer. O estudo é fruto do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC e foca na realidade dos cuidadores.  A pesquisa intitulada “Cuidadores de Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço em Tratamento Radioterápico: Conhecendo suas Vivências”, teve a orientação das professoras doutoras Sonia Ferreira, que também coordena o mestrado, e Mara Cristina Ribeiro.
O estudo também integrou o Programa PSIC Mestrado (modalidade inédita de iniciação científica, onde o orientador do mestrado orienta o aluno e esse aluno orienta a graduação), com a participação dos estudantes do décimo período do curso de Odontologia, Dalyne Queiroga e Ivisson Pereira, que foram orientados por Karine Santos, na época mestranda.
Segundo a pesquisadora, “um dos pontos que também é de extrema importância nesse ambiente é a parte social da doença, pois a principal causa está relacionada com o uso do álcool e do tabaco. Como o Assistente Social tem uma visão mais qualitativa da realidade, surgiu a ideia de conhecermos as vivências dos cuidadores, pois a maioria das pesquisas são relacionadas aos pacientes e muitas vezes os cuidadores sofrem até mais”, relatou Karine.
Para Dalyne Queiroga, “é uma satisfação participar desse projeto e estar aqui como resultado desse trabalho. Como graduanda do curso de Odontologia, foi uma experiência enorme não apenas ter participado desse projeto como também ter aprendido muito. Essa vivência me proporcionou ampliar questões relativas ao campo da pesquisa e tudo que aprendemos como ser humano”.
Segundo a coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, Profa. Dra. Sonia Ferreira, “as produções dos alunos do mestrado têm gerado pesquisas inéditas e de extrema importância para o campo da ciência e educação. O destaque também é para a interação entre as instituições. Outro ponto de relevância é esse envolvimento com os cursos de graduação, onde o CESMAC traz a possibilidade de acrescentar conhecimento para ambas as partes e ainda atender a uma exigência do Ministério da Educação, que pede justamente esse processo”, explicou.
Durante seis meses, os pesquisadores acompanharam os cuidadores na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. O objetivo é chamar a atenção para essa realidade e gerar um olhar mais diferenciado para quem dedica tempo, atenção e quase aluna sua própria vida em função de cuidar do outro, em especial de pacientes com uma realidade tão difícil.
A pesquisa em questão já recebeu o aceite para a publicação na Revista Ciência & Saúde Coletiva, produzida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva. O Mestrado também tem gerado pesquisas de qualidade, inclusive com aceite para apresentação em eventos científicos como o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece em julho deste ano, no Rio de Janeiro.