Professor do Cesmac publica em revista científica e palestra em Madri

Professor de fisioterapia se destaca no exterior

17/04/2017 às 15h41

O professor de fisioterapia do Cesmac, Ângelo Roncalli Miranda Rocha, MSc e Mestre em Pneumologia foi convidado pelo Journal of Intensive and Critical Care para publicar artigo. É um jornal só de medicina crítica, com fator de impacto 3.8( a maior pontuação). O convite surgiu a partir do último artigo publicado na revista Medicina Intensiva, da Espanha (link: Early mobilization: Why, what for and how?), o qual foi uma revisão publicada a partir do convite de um dos editores da revista, o Dr. Federico Gordo Vidal, para escrever sobre o tema "mobilização precoce no paciente crítico".
Outro convite é para palestrar sobre a fisioterapia brasileira e o padrão brasileiro de mobilização precoce no Congresso da SEMICYUC ( Sociedad Española de Medicina Intensiva, Crítica y Unidades Coronárias), em junho em Madri.
Para entender um pouco: “Estratégias de mobilização precoce na unidade de cuidados intensivos podem estar associados com a prevenção e redução da polineuromipatia de pacientes criticamente doentes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo tanto o período de internação na UTI e no hospital, como mortalidade durante a hospitalização. No entanto, sabe-se que os resultados são afetados por fatores tais como o protocolo utilizado, a população incluída nos estudos, o tempo em que se começa a aplicar a estratégia, a gravidade dos pacientes e diferentes tipos de barreiras. Este estudo relata sobre os principais protocolos utilizados na literatura científica, bem como os seus resultados”.