Professora do Cesmac lança livro na Bienal

"Pesquisa com Dentes Humanos sob a Luz da Bioética"

10/10/2017 às 13h49

O livro "Entrelaces entre questões éticas e metodológicas na pesquisa" foi lançado na última quinta-feira durante a Bienal do livro de Alagoas.
Este trabalho é uma parceria entre as professoras Doutoras Camila Beder e Aleska Vanderlei e aluna Dentista Especialista Aliucha Padilha, ambas do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde com as organizadoras Profas Doutoras Luciana Santana e Deise Juliana ambas do comitê de ética da UFAL.
A profa Camila é também membro do comitê de ética do Cesmac e descreve que o capítulo do livro que tem o título "Pesquisa com Dentes Humanos sob a Luz da Bioética" trata sobre questões a cerca de pesquisa com dentes humanos e mostra a importância do reconhecimento do elemento dentário como órgão humano e para tanto precisa ter sua devida importância e relevância nas pesquisas.
Segue um trecho do livro:
1 Introdução O dente é de nido como um órgão do corpo humano, pois é com- posto por diferentes tecidos, tem forma de nida e apresenta funções específicas (NASSIF et al., 2003; PEREIRA, J.; PEREIRA, D.; RODRI- GUES, 2005); são componentes da cavidade bucal compostos por tecidos orgânicos e inorgânicos em proporções variáveis que servem de material biológico para a realização de pesquisas em odontologia (KATCHBURIAN, 2012). O órgão dentário, por conservar sua anato- mia, possuir satisfatória durabilidade e resistir à abrasão, é o material de escolha em treinamentos laboratoriais e atividades didáticas, além de ser utilizado para pesquisas (MARIN et al., 2005).
Fonte:Camila Beder é Professor of Oral and General Pathology, College of  Dentistry of Federal University of Alagoas (FOUFAL)
Professor of General Pathology, State University of Alagoas (UNCISAL) and University Center Cesmac (CESMAC)
Titular Professor of Professional Masters Research in Health, University Center Cesmac (CESMAC)
Leader of "Patologia Oral e Maxilofacial" Research Group (CNpQ)
Oral pathologist of University Center Cesmac (CESMAC) and University Hospital Professor Alberto Antunes (HUPPA)