O Projeto Carroceiro Amigo esteve no Vergel do Lago no último sábado,28, sob a orientação da coordenadora do GEPE e professora Muriel Pimentel, para realizar uma avaliação clínica geral do estado de saúde de cada animal que trabalha com carroças.
Questionários avaliativos com perguntas relacionadas ao bem-estar dos animais foram preenchidos. Esse primeiro momento serviu para fazer a avaliação clínica, vacinação contra a raiva, vermifugação, aplicação de medicamentos (alguns produzidos pelo curso de Farmácia do Cesmac), retirada de ferraduras e limpeza do casco, exames laboratoriais (como raspagem de pele) e outros necessários para a saúde desses animais.
O Projeto estará realizando a ação em Marechal Deodoro no próximo final de semana. Participam do "Carroceiro Amigo" cerca de 20 alunos do 2º,3°,4º,5º,6º,8º, 9º e 10º períodos e dois professores, tendo como principais objetivos atender a população carente de carroceiros e tentar conseguir levar algum tipo de conforto para os animais. Outra finalidade da ação é fazer com que os alunos saiam da sua zona de conforto para ver uma outra realidade sócioeconômica e cultural de carroceiros e de animais de carroça.
No segundo momento, o grupo promoverá palestras com os proprietários falando da importância da saúde, dos cuidados e dos primeiros socorros que eles podem fazer. Orientam também sobre como eles podem cuidar melhor dos animais, de modo que eles não fiquem tão magros, fazendo um manejo nutricional, alimentar e sanitário desses cavalos. Na ficha, é feita a avaliação e os proprietários assinam um termo de responsabilidade onde consta o que é o Projeto e que eles aceitam fazer parte dele com o Grupo de Estudos e Pesquisas de Equinos (GEPE ) do curso de Medicina Veterinária do Cesmac.
Nessa ação, foram distribuídas sementes de Crotalária na intenção de ajudar no combate à Dengue. A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da Dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue acabando com aquele foco.
Apesar do calor e do cansaço, os estudantes estiveram o tempo todo muito focados na ação, tratando com carinho e firmeza os animais. Todos uniformizados e com EPIs (Equipamento de Proteção Individual).